quinta-feira, 14 de março de 2013

Debate sobre Autonomia Universitária continua hoje (14)





O espaço se apresenta como uma ótima oportunidade para o Debate profundo de questões relativas às Universidades paranaenses. 


O foco do discussão será a Autonomia Universitária, mecanismo que permitiria às Universidades paranaense continuarem a sua evolução rumo à excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão.

A escolha do tema respeitou o anseio da Comunidade Universitária que há tempos demanda soluções para diversos impasses que nos colocam limitações consideráveis no nosso cotidiano de Universidade Pública.

Teremos como participantes convidados representantes de Universidades paulistas, ex Reitor da Unesp e atual Vice Reitor da USP, instituições que conquistaram há anos a condição de autonomia plena.


PALESTRANTE DE HOJE 
Hélio Nogueira da Cruz ocupou o cargo de vice-reitor no período de 2002 a 2006, é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela USP e pós-doutorado na mesma área pela Yale University.

Foi contratado como professor na USP em 1973, no Departamento de Economia, do qual é professor titular desde 1989. Pesquisa temas associados aos desdobramentos dos avanços científicos e tecnológicos sobre setor industrial brasileiro. Desde 2006, coordena estudo sobre políticas públicas que é parte de uma pesquisa sobre a internacionalização da economia brasileira e o papel das empresas brasileiras com investimentos no exterior. Nas últimas décadas tem se dedicado a estudar temas relacionados à educação superior e à gestão universitária.

Na USP, sua carreira de administrador acadêmico começou como chefe do Departamento de Economia da FEA (1990-1992). Em seguida, foi diretor do Departamento Financeiro da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), a qual coordenou por duas vezes, em 1991-1992 e em 1993-2001.

Como vice-reitor, presidiu a Comissão Conjunta de Ampliação de Vagas e Cursos, a Comissão Permanente de Avaliação, que implementa a avaliação institucional da USP, e a Comissão de Claros Docentes, nas quais foram adotados critérios objetivos para atender às solicitações dos departamentos e cursos. Presidiu, ainda, a Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade e a Comissão de Implantação do Campus II de São Carlos.

Foi presidente do Conselho Curador da Fuvest, conselheiro da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Participa do Conselho Curador da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. 


Contamos com a participação de todos para que este momento represente um reinício dos esforços rumo à nossa plena Autonomia.

Nenhum comentário: