domingo, 3 de março de 2013

Programa Bom Negócio Paraná colabora para desenvolvimento do empreendedorismo na Amusep





No último dia 25, reuniram-se, na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), o Presidente da instituição, Edgar Silvestre, a coordenadora do Pró-Amusep, Antonia Santos, a consultora/instrutora do Programa Bom Negócio Paraná, Karina Keiko Uchida, e o Coordenador do Projeto Bom Negócio Paraná e professor do Departamento de Economia (DCO) da UEM, Marcelo Farid Pereira. O intuito foi discutir ações para o desenvolvimento do empreendedorismo na Amusep.


A associação abrange 30 municípios da região do setentrião paranaense, em uma área de 6.973,124 m². A população desta região, segundo o IBGE 2011, é de 733.404 habitantes, com um PIB per capita de R$ 15.535,00 (IBGE 2009). A Amusep elaborou recentemente um diagnóstico para a promoção do desenvolvimento da região, com a colaboração da UEM, representada pelo professor Ednaldo Michellon. As principais necessidades identificadas no estudo estão relacionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo e das características empreendedoras nos profissionais da região. Isso vem de encontro aos objetivos do Programa Bom Negócio Paraná, apresentado na reunião ao presidente da Associação.

O Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) é uma iniciativa do Governo do Estado que está sendo desenvolvido em várias cidades do Paraná desde o segundo semestre de 2012. O Programa oferece um curso de capacitação em gestão empresarial, material didático e consultorias para micro e pequenos empresários locais, tudo gratuitamente. Além de garantir, aos capacitados, acesso a uma linha de crédito mais barata no Banco do Empreendedor.

O Bom Negócio é realizado por meio de uma parceria entre o governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Universidades Estaduais, prefeituras e secretarias, além de associações comerciais e outros interessados.

Em Maringá, a equipe que desenvolve o Programa é composta por cinco profissionais recém formados, que são responsáveis pelas aulas e consultorias, além de três alunos de graduação, que dão suporte às atividades. Todos os membros são da área das Ciências Sociais Aplicadas, que englobam os cursos de Administração, Economia, Contábeis e Direito, e conta ainda com o apoio da Incubadora Tecnológica de Maringá.

Sob coordenação do professor Marcelo Farid, e orientação da professora Neusa Corte de Oliveira, do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UEM, o projeto já concluiu cinco turmas: duas em Maringá, duas em Sarandi e uma em Paranavaí. Ao todo, mais de 130 empresários já foram capacitados e garantiram o acesso a uma linha de crédito mais acessível do Banco do Empreendedor, do Fomento Paraná.

O Programa Bom Negócio busca uma parceria com a Amusep para a divulgação do projeto nos 30 municípios a fim de desenvolver essas regiões e capacitar os empresários locais, almejando um aumento na renda da população e na melhoria da qualidade de vida da sociedade envolvida, atingindo o objetivo das duas partes, Amusep e PBNP.

via UEM

Nenhum comentário: