domingo, 24 de março de 2013

Plano de Estudo: Mobilização dos Estudantes e a disposição em se fazer o debate garantiu sua permanência






Durante boa parte do ano passado muito se falou sobre o fim do Plano de Estudo para as disciplinas em regime de dependência no curso de Economia. A Mobilização dos Estudantes e a disposição em se fazer o debate garantiu sua permanência para 2013.

O Plano de Estudo se apresenta como alternativa, em especial, nos casos em que o estudante não tem condições de cursar a disciplina em um turno diferente do seu, ou que no seu turno regular a disciplina entra em conflito com outra. O seu fim poderia impor ao estudante abrir mão de cursar uma da duas disciplinas em conflito e desta forma atrasar sua conclusão da graduação. Esse debate começou a ser travado em 2011.

Após a aprovação e enquadramento do curso de Administração no fim do ano passado em deliberação no Conselho Interdepartamental do CSA, o tema voltou com força ao curso de Economia.

Por solicitação do Centro Acadêmico e para evitar a ausência de respaldo legal, o tema foi debatido em reunião da Câmara Departamental do Departamento de Economia. Alguns argumentos foram levantados para justificar o fim do Plano de Estudo já para 2013, principalmente, no que tange ao combate a evasão, na avaliação de alguns professores, o curso por Plano de Estudo aumenta a probabilidade de reprovação e consequentemente levaria ao abandono e reprovação. O CAECO compreende os argumento, contudo, como não há um estudo oficial sobre essa relação não temos condições de validar o argumento. Além disso, o momento de transição de grades em nosso curso poderia agravar as externalidades desta mudança.

O Centro Acadêmico também entende que não se deve mudar "as regras do jogo" no sue meio, ou seja, quando o estudante entrou na graduação sabia que podia contar com esse dispositivo e se planejou com ele, como mudar agora? . O Plano de Estudo é uma opção e não imposição, dentro da possibilidade o estudante pode optar por cursar a dependência pela via presencial, o que acreditamos contribuir no aprendizado.

Outro aspecto levantado pelo CAECO foi a aprovação de medidas muito mais relevantes para o combate a evasão e estímulo ao aprendizado, aprovadas no PDI do DCO no ano passado, primeiro pela Comissão Discente, depois pelo Departamento e que até hoje não foram implementadas.

Ainda que de forma não unanime, o Plano de Estudo foi mantido, uma vez que os argumentos para o seu fim não foram superiores em convencimento aos que justificam sua manutenção. A Câmara Departamental em Assuntos Gerais o manteve e nas palavras dos dirigentes do DCO ficou o compromisso de buscar alternativas para enfrentar o problema da evasão e das reprovações que atingem toda a Universidade. O CAECO já inicia a implementação e encaminhamento para deliberação de medidas que contribuem para isso, estamos em Comissões formadas pelo DCO que visam debater estes temas.

No começo deste ano começaram os pedidos via online dos Planos de Estudo, contudo, problemas com os horários e seu atraso e regularização, bem como a dificuldade natural de adaptação a nova tecnologia, tanto por parte dos estudantes como dos professores, atrasaram o cadastramento. Sabemos, pela Mobilização dos Estudantes em Assembleias de Curso em 2012  da importância desta demanda.

Fato concreto é que as dificuldades listadas acima começam a se tornar argumentos para quem defende o fim do Plano de Estudo, diante disso o CAECO solicita aos estudantes que verifiquem se sua solicitação foi atendida e entre em contato com o Professor da disciplina. 

Caso a solicitação tenha sido feita dentro dos prazos e tenha tido algum problema, procure o Centro Acadêmico. 

É seu direito optar pelo Plano de Estudo para todas as disciplinas da sua grade grade curricular.


E-MAIL ENVIADO PELO DAA 

Caro Aluno:
Em atendimento ao Artigo 13 da Resolução nº 022/2012-CEP, que diz:

Art. 13. O aluno deve solicitar junto ao Protocolo Acadêmico o Plano de Acompanhamento do(s) componente(s) curricular(es) a ser(em) cursado(s) em regime de dependência, de acordo com os prazos estabelecidos em calendário acadêmico.

Parágrafo único. O docente responsável por ministrar o componente curricular a ser cursado pelo aluno em regime de dependência deve elaborar um Plano de Estudos com Acompanhamento para o mesmo. 

O que é a SAV?

A SAV é conjunto de sistemas, informações e arquitetura, configurados, que visam informatizar os processos associados à gestão, tramitação e acesso às informações e serviços, dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEM, observada a normatização e procedimentos de cada rotina. O sistema (ambiente) disponibiliza o acompanhamento do andamento de solicitações, assim como fornece o resultado ao interessado. Ela, por enquanto, não substitui o atual MENU DO ALUNO (www.daa.uem.br - site completo) , que possui suas rotinas definidas.

Como acessar a SAV?
Colocamos um link na página principal da UEM (www.uem.br), no canto direito acima. Basta clicar nele e você será direcionado para o ambiente. Dê preferência para o navegador Mozilla, que tem apresentado melhor layout para a SAV.

Você insere o número do teu registro acadêmico (RA), com as letras "ra" na frente (ex.: ra98537), e em seguida a tua senha institucional. No MENU DO ALUNO, o login deve ser apenas com os números (lembra-se, não é?).


Já temos disponível neste ambiente o horário de aulas, consulta de AAC´s, atestado de matrícula e o plano de estudos para alunos em regime de dependência, que tenham disciplinas em conflito de horários. A SAV e o MENU DO ALUNO são dois ambientes diferentes. Você deve utilizá-los para procedimentos acadêmico-administrativos diferentes. No futuro, teremos apenas a SAV.


Como solicitar o PLANO DE ESTUDOS?
A rotina do sistema é a seguinte: na SAV, vá em SOLICITAÇÃO e logo em seguida em NOVA. O sistema está preparado para indicar qual(is) disciplina(s) está(ão) em regime de dependência. Entretanto, o sistema não consegue indicar quais das disciplinas em dependência que apresentam conflito de horários com as da série regular ou entre si (caso de alunos que tem dependências em séries diferentes). Fica a cargo do aluno solicitar somente as que apresentam conflito, conforme indica a norma. A SAV o alertará desse requisito para a solicitação. Haverá a possibilidade de cancelamento do plano de estudos no caso de o aluno resolver o seu conflito (troca de turma, por exemplo). O professor será alertado no caso de o aluno o solicitar.

Logo após, clique em DIVERSOS e logo em seguida em PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTUDOS. Aparecerá uma caixa de mensagem: clique em "ok". Você pode também baixar a Resolução nº 022/2012-CEP e tomar ciência de suas determinações. Escolha a disciplina que deseja o plano de acompanhamento e clique em SOLICITAR. Se você possuir mais de uma disciplina em regime de dependência com conflito de horários, deverá fazer outro pedido. Cada disciplina deve possuir 1 pedido individual. Aparecerá a a mensagem de confirmação. Clique em "ok".

Em seguida, a solicitação será enviada ao professor responsável pela disciplina/turma, que encaminhará o plano de estudos para a sua área no ambiente. Você poderá baixar o arquivo contendo o plano de acompanhamento de estudos.

Aproveitamos para informar que, de acordo com a Resolução nº 022/2012-CEP e os projetos pedagógicos, para os cursos de ADMINISTRAÇÃO, MATEMÁTICA, FÍSICA (GOIOERÊ) e QUÍMICA os alunos não poderão cursar disciplinas em regime de dependência com o Plano de Acompanhamento de Estudos. Os alunos destes cursos deverão frequentar normalmente os componentes em dependência, como se fossem disciplinas regulares. A SAV não está preparada para impedir essas solicitações em virtude de ser uma norma nova e não ter havido a previsão no banco de dados desta Diretoria. Por isso, alunos dos cursos citados não devem solicitar o plano. 

Atenciosamente,
Elisiário Ribeiro Junior,
DIRETOR - DAA/UEM. 

Nenhum comentário: