domingo, 4 de novembro de 2012

Terceira idade em debate em evento na UEM



A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM debate os direitos do idoso e os avanços científicos no campo da geriatria. Os temas estarão em debate durante o 3º Simpósio Maringaense e o 1º Simpósito Paranaense de Gerontologia, agendados para os dias 8, 9 e 10 de novembro, com atividades no anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90 do câmpus universitário.

A palestra de abertura será proferida, no dia 8, por José Antônio Peres Gediel (foto ao lado), titular da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju). Ele irá debater Oportunidades para o idoso: uma questão de direitos. A conferência está marcada para às 9h30, logo após a cerimônia de abertura que inicia às 8h30. Ainda no dia 8, a partir das 13h30, Ana Amélia Camarano e Renato Veras participam da mesa-redonda Envelhecer hoje: as boas e as más notícias.


Ana Camarano é economista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e autora do livro Os novos idosos do Brasil - Muito Além dos 60, publicado pelo Ipea. Ela também organizou a obra Cuidados de longa duração para a população idosa: um risco a ser assumido?, que analisa de forma lúcida a responsabilidade de cuidados com a população idosa, desafio urgente para as políticas públicas e famílias brasileiras.

O outro participante da mesa-redonda, Renato Veras, é médico, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ. Nos últimos anos, tem se dedicado à criação de modelos preventivos e de cuidado integral para o grupo etário dos idosos.

No dia 9, às 8h30, o presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, Nezilour Lobato Rodrigues, ministra a conferência Conquistas e avanços científicos no campo da geriatria.

Confira a programação completa do evento no site www.unati.uem.br. Outras informações pelos fones (44) 3011-8995 e 3011-5096.

via UEM

Nenhum comentário: