domingo, 25 de novembro de 2012

Palestra sobre cenário econômico encerra Semana do Economista




A 27ª Semana do Economista da UEM, transferida de setembro para novembro, teve no encerramento a palestra A Indústria Brasileira e o Cenário Econômico Mundial, na última quarta-feira (21). O tema foi explorado pelo consultor Duílio de Ávila Berni, que foi Professor nas universidades federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e da PUC/RS.
 

O Professor falou sobre a política protecionista brasileira, que vem priorizando a produção de bens como automóveis e computadores, sem perceber que a produção primária, de soja, por exemplo, vem utilizando alta tecnologia desenvolvida no país, além de demandar o aquecimento de setores como os da química e dos implementos agrícolas. “Se a política econômica brasileira pensasse em produzir o que a natureza lhe permite, aproveitando a insolação, o clima etc., talvez pudesse ter alcançado o nível de renda per capta dos países do primeiro mundo e poderia comprar computadores de produtores que vendem barato para aumentar o capital humano, oferecendo educação aos brasileirinhos”, disse em entrevista à UEM-FM.
O tema central da Semana de Economia foi "O Brasil e o Cenário Econômico Mundial", promovido pelo Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Centro Acadêmico de Economia - CAECO e PET Economia da UEM. 


via UEM

Minicursos no período noturno
Um dos destaques da Semana do Economista deste ano foi a realização dos minicursos no período  noturno. A programação das 18h10 às 19h30 possibilitou a participação dos acadêmicos e acadêmicas que eventualmente não podiam participar da programação durante o dia. 
A proposta foi apresentada e defendida pelo Centro Acadêmico de Economia através dos representantes dos estudantes na Comissão Organizadora do evento. Pelo segundo ano seguido os minicursos foram realizados, tanto durante o dia, como pela noite. É uma reivindicação dos estudantes, que agora já se tornou tradição nas Semanas do nosso Curso. A presença em grande número dos participantes reforçou e legitimou esse pedido.

Certificados
via DAA Lembramos que no próximo dia 7, de acordo com o calendário acadêmico de 2012, será o prazo final para a apresentação de eventos para o reconhecimento de horas como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) deste ano letivo. Após, o sistema da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) bloqueará qualquer pedido, só reabrindo em 1º/03/2013.

Para os formandos de 2012 que não apresentarem os eventos para reconhecimento até a data acima estabelecida, e que necessitem de horas para a integralização do componente curricular AAC, informamos que os mesmos passarão a integrar a relação de prováveis formandos de 2013, uma vez que o cumprimento dessas horas é obrigatório por legislação federal.

O Centro Acadêmico já foi procurado por acadêmicos e acadêmicas, em especial, do 5º ano, preocupados com os certificados da Semana do Economista. Nesta segunda entraremos em contato com o Departamento para garantir que fiquem prontos antes do prazo estabelecido pelo DAA. De qualquer forma, uma lista já está disponível na Secretaria do DCO para a identificação de quem está nesta situação. Mesmo que os certificados não fiquem prontos nestas semana é possível através de uma declaração encaminhada para a Coordenação do Curso informando a participação, entraremos em contato com o DCO para viabilizar o caminho mais rápido.




Nenhum comentário: