domingo, 25 de novembro de 2012

Sem Fronteiras apresenta projetos de agricultura familiar




A Universidade Estadual de Maringá sediou, nesta sexta-feira, dia 23, o Encontro para Avaliação de Projetos de Extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras, Subprograma Agricultura Familiar. Durante a solenidade de abertura do evento, a coordenadora do projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável, Cisterna e Fossa Séptica Biodigestora como meio de Sustentabilidade para Agricultura Familiar, a Professora do Departamento de Economia da UEM Maria Nezilda Culti, comentou que o dia foi uma oportunidade de discussão produtiva em torno dos programas de extrema importância para universidades e comunidade. Disse que os programas são oportunidade de as universidades levarem para fora o conhecimento produzido em seu interior e de exercitarem a teoria aplicada à prática. 





Para o coordenador do Programa Universidade Sem Fronteiras, Mario Antonello, a extensão deve alcançar níveis muito próximos do que a pesquisa conquistou. Falou que a caminhada não é muito simples e que são as instituições públicas que a tem executado de forma bem feita, graças à dedicação de todos. Destacou que a extensão é preciosa e pode ser mais ainda, permitindo que o ensino seja transformado em coisas práticas e facilitando o acesso ao conhecimento. Disse ainda que era importante fazer análise dos projetos e solucionar os problemas. Aproveitou a ocasião para informar uma iniciativa que logo deve ser transformada em decreto. O Paraná Agroecológico pretende fazer com que a agricultura familiar e os produtos orgânicos cresçam no Estado.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, iniciou seu discurso dizendo que as universidades estaduais que compõem o Sistema de Ensino Superior do Paraná vêm conseguindo, nas várias áreas do conhecimento, marcar evoluções. Ressaltou que as universidades vêm desempenhando seu papel, que têm capacidade de trabalhar em rede e atender as demandas do Estado. Lembrou que a missão das universidades não é só formar profissionais e lideranças, mas também repassar o conhecimento produzido em seu interior por meio da extensão. Para ele, a excelência de uma instituição se traduz também pelo repasse dessa excelência à sociedade.

Ainda nesta sexta-feira, foi realizada a formatura de mais de 100 alunos de três turmas do curso de capacitação do Programa Bom Negócio Paraná, desenvolvido em Maringá, Sarandi e Paranavaí. O Programa Bom Negócio Paraná, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Incubadora Tecnológica de Maringá e a UEM, é um programa elaborado para promover o desenvolvimento econômico local, aprimorando os conhecimentos dos empresários em diversos aspectos da gestão empresarial. O objetivo é promover o crescimento das empresas e reduzir os índices de mortalidade, principalmente das micro e pequenas empresas, além de aumentar o papel social das universidades junto à comunidade. 

O curso foi oferecido pelo núcleo coordenado pela UEM, que além do treinamento, disponibiliza consultoria aos empresários. A segunda turma já está em andamento em Maringá e Sarandi e deve finalizar em fevereiro do próximo ano. O núcleo está sediado na Incubadora Tecnológica no antigo prédio do IBC. O Coordenador do projeto é o Professor do Departamento de Economia da UEM Marcelo Farid e a coordenadora pedagógica, a professora Neuza Corte de Oliveira.   

via UEM

Nenhum comentário: