domingo, 4 de novembro de 2012

Tecnologia não resolve problemas educacionais, diz Professora da UFPR no Nead




 Sozinha, a tecnologia não resolve os problemas da educação, lembrou a coordenadora de cursos da Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora Gláucia da Silva Brito. Sua palestra encerrou a 2ª Jornada do Curso de Pedagogia a Distância da UEM, na última sexta-feira, no Núcleo de Educação a Distância da Universidade (Nead).

O evento teve mais de 1,5 mil inscritos, que acompanharam palestras e minicursos principalmente pela ambiente de aprendizagem, pela internet."


 De nada adianta a tecnologia se o professor não repensar a metodologia de ensino. (...) Sozinha, nenhuma tecnologia vai resolver problema educacional nenhum", considerou a docente.

Ela adotou uma concepção mais ampla de tecnologia, na qual ela não está reduzida a um equipamento; o conceito de tecnologia para a professora é: conjunto de conhecimentos especializados.

Não se trata, contudo, de abandonar ou abolir novidades tecnológicas nas aulas. "Todas as tecnologias são úteis", ressalta, "quem faz a diferença é o profissional da educação". 

Para Gláucia, o Professor deve exigir formação para as tecnologias introduzidas em sua escola. Se ele receber um tablet do gestor, por exemplo, precisa perguntar "e quando vem o curso de capacitação?". 

via UEM

Nenhum comentário: