Sozinha, a tecnologia não resolve os problemas da educação, lembrou a
coordenadora de cursos da Educação a Distância da Universidade Federal
do Paraná (UFPR), Professora Gláucia da Silva Brito. Sua palestra
encerrou a 2ª Jornada do Curso de Pedagogia a Distância da UEM, na
última sexta-feira, no Núcleo de Educação a Distância da Universidade
(Nead).
O evento teve mais de 1,5 mil inscritos, que acompanharam palestras e
minicursos principalmente pela ambiente de aprendizagem, pela
internet."
De nada adianta a tecnologia se o professor não repensar a
metodologia de ensino. (...) Sozinha, nenhuma tecnologia vai resolver
problema educacional nenhum", considerou a docente.
Ela adotou uma concepção mais ampla de tecnologia, na qual ela não
está reduzida a um equipamento; o conceito de tecnologia para a
professora é: conjunto de conhecimentos especializados.
Não se trata, contudo, de abandonar ou abolir novidades tecnológicas
nas aulas. "Todas as tecnologias são úteis", ressalta, "quem faz a
diferença é o profissional da educação".
Para Gláucia, o Professor deve exigir formação para as tecnologias
introduzidas em sua escola. Se ele receber um tablet do gestor, por
exemplo, precisa perguntar "e quando vem o curso de capacitação?".
via UEM
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