terça-feira, 16 de abril de 2013

Universidade Sem Fronteiras aprova dez projetos da UEM






A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) divulgou, no último dia 10, os 55 projetos contemplados pelo Edital 01/2013 do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras. A Universidade Estadual de Maringá foi contemplada com 10 propostas. Segundo o edital, cada projeto receberá até R$ 114.360,00 e terá 12 meses para a sua execução.


Os projetos aprovados pela UEM são:

Sub-programa: Apoio à Saúde
Décio Roberto Calegari - "O paradesporto como ferramenta de inclusão social"

Sub-programa: Diálogos Culturais
Vânia Gizele Malagutti - "Radioteatro em prosa da Agricultura Familiar - promovendo diálogos, reduzindo distâncias"

Thomás Antonio Burneiko Meira - "Resgatando a alimentação e cultura em comunidades rurais do noroeste do Paraná - RESGATE"

Sub-programa: Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia

Wânia Rezende Silva - "Organizações cooperativas e agentes comunitários: estratégia de ação para segurança alimentar e combate a pobreza"

Grasiele Scaramal Madrona: Viabilização técnico operacional de um novo empreendimento agroindustrial cooperativista em uma indústria de polpa de fruta congelada orgânica"

Adélia Aparecida de Souza Haracenko - "A geografia das lutas no campo: Apoio a produção de arroz ecológico e resgate de sementes crioulas como desenvolvimento territorial sustentável dos assentamentos rurais de reforma agrária do Noroeste do Paraná"

Osvaldo Hidaldo da Silva - "Alternativas de organização rural para propriedades leiteiras da agricultura familiar"

Sub-programa: Apoio às Licenciaturas
Marion Haruko Machado - "Renovando a prática no ensino de Biologia: alternativas pedagógicas para o ensino de Citologia e Zoologia"
Luciano Gonsalves Costa - "Atualidades pedagógicas no rádio (Fase I)"

Sub-programa: Incubadora dos Direitos Sociais
Willian Antonio Borges - "Incubação Social Interdisciplinar de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES formados por catadores de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade socioeconomica na região Noroeste do Paraná - CATAEES"

Dos 10 projetos aprovados pela UEM, quatro foram elaborados e serão executados dentro do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, atendendo às necessidades dos empreendimentos econômicos solidários em processo de incubação.

Coordenado pela Seti, o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras está em vigor desde 2007. Em 2010, foi instituído pela Lei Estadual nº 16.643/2010 e é considerado a maior ação de extensão universitária no Brasil. Os projetos são desenvolvidos por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades do Paraná, com a coordenação de professores orientadores.

O resultado do edital pode ser conferido neste link.

UEM

Nenhum comentário: