domingo, 14 de abril de 2013

Simpósio de Educação e Sexualidade discute mudanças na forma de pensar e falar a sexualidade






Os organizadores da terceira edição do Simpósio Internacional de Educação e Sexualidade (Sies) aceitam, até 20 de abril, as inscrições para o evento, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Sob o tema Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar, a proposta é dar continuidade às discussões levantadas durante o segundo simpósio, propiciando novas trocas de experiências entre educadores que refletem sobre as bases teóricas que direcionaram as mudanças na forma de pensar e falar a sexualidade, questões de identidades de gênero e diversidade sexual no espaço escolar. E discutir como as estratégias reais de efetivação do tema da sexualidade e gênero nos currículos escolares ainda encontram-se em processo de elaboração. María Luísa Femenias, uma das principais filósofas feministas argentinas contemporâneas, abre as discussões com a palestra Recorridos y Saberes del Feminismo en América Latina, que será ministrada no dia 24, às 19h30, logo após a abertura do evento, no Teatro Marista.


Entre os vários destaques do simpósio está a mesa-redonda agenda para o dia 25, às 20 horas, com a participação da professora Eliane Maio, uma das coordenadoras do Sies.

Ela vai debater Construções de Gênero, Explícitas e Implícitas, no Espaço Educativo. Ainda participam da mesa, Beto de Jesus, secretário para América Latina e Caribe da International Lesbian and Gay Assotiacion, e João Nery, o primeiro caso de transexualismo feminino a se ter notícia no Brasil. Ney se submeteu à cirurgia em 1977, vinte anos antes de esse tipo de procedimento ser legalizado no país. Em 2009, a Revista Trip o entrevistou para uma matéria sobre o assunto.

O Simpósio é realizado pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex).

Outras informações e inscrições no site do evento.

UEM

Nenhum comentário: