domingo, 10 de junho de 2012

Professor Antonio Ozaí aborda as relações humanas nos Instrumentos de avaliação


Realizou-se na última segunda feira (04) a Palestra cujo tema abordou "A (in)eficiência dos Instrumentos de Avaliação nas Universidades", para a qual tivemos o prazer de receber o Professor Antonio Ozaí da Silva, Professor do Departamento de Ciências Sociais da UEM, também editor da Revista Espaço Acadêmico, Revista Urutágua e Acta Scientiarum. Human and Social Sciences e autor de Maurício Tragtenberg: Militância e Pedagogia Libertária (Ijuí: Editora Unijuí, 2008).


O Professor Ozaí iniciou sua fala, que antecedeu um debate com os acadêmicos, expondo o papel do Sociólogo na atualidade e discutindo sobre os critérios adotados para mensurar o conhecimento. Por meio da visão do Professor, entende-se que ao se mensurar o conhecimento por uma avaliação é constituída uma relação de poder entre o Docente e o Acadêmico. Relações estas inerentes às relações humanas, pois, torna-se indissociável a formação ideológica do Docente, bem como a pertencente ao Discente. Esta relação impossibilita a neutralidade no critério de avaliação, pois, acima de um instrumento avaliativo, há um conjunto, uma bagagem  de conceitos instaurados, formados anteriormente, ou que no caso dos Discentes, se formam ao decorrer da graduação.




Destacou também, o Professor Ozaí, sobre a adoção da linguagem escrita como referência avaliativa na acadêmia, o que torna um entrave aos Acadêmicos que possuem dificuldade de expressão escrita. Assim, entende-se que, ao adotar a escrita como único instrumento avaliativo, reduz-se a abrangência de mecanismos que identifiquem potencialidades do Acadêmico. Excluindo determinados indivíduos, potenciais, que no entanto, ao se defrontarem com as dificuldade de satisfazer as exigências dos critérios adotados, obtêm resultados insatisfatórios.


Ponderou-se também que, ainda que haja críticas com bases capazes de reduzir a qualidade dos instrumentos avaliativos adotados, há ainda uma maior dificuldade de substitui-los, se fazendo necessária uma "estratégia de sobrevivência", por meio da qual, o Acadêmico, após compreender a formação ideológica do avaliador, passa a adequar-se a ele, podendo assim, garantir sua evolução para as demais séries. No entanto, persiste a relação da nota versus aprendizado.

Por fim, de maneira abrangente e informal, o Professor Ozaí abriu espaço para um debate, onde todos puderam agregar, compreender diferentes visões de um universo que participam, opinando, perguntando e, desta forma cumprindo o objetivo deste Centro Acadêmico, de aproximar o Acadêmico de temas extra curriculares, que no entanto são de extrema relevância para sua formação.

Agradecemos cordialmente o Professor Antonio Ozaí da Silva pelo aceite da palestra, que numa admirável informalidade dialogou com todos os presentes, e pôde comparecer, com a intensa chuva no dia, e ainda estendeu a discussão além do horário previsto.

Divulgamos aqui o endereço do blogue do Professor Ozaí, onde poderão ser encontradas maiores informações sobre os trabalhos acadêmicos, entre outras atividades por ele realizadas.



Professor Antonio Ozaí da Silva (DCS/UEM)

 


Professor Ozaí, mais uma vez, nosso agradecimento, bem como ao Acadêmico de Economia Anderson de Castro, que proporcionou o contato.


 Avaliação discente no Ensino Superior - Texto elaborado pelo Professor Ozaí para subsidiar a participação no debate “A (IN)EFICIÊNCIA DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NAS UNIVERSIDADES – “Uma crítica aos tradicionais métodos vigentes”, evento promovido pelo Centro Acadêmico de Economia – José James da Silveira (UEM).

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