quinta-feira, 21 de junho de 2012

EAIC e EAIT abrem inscrições para trabalhos - Os dois Encontros serão na UEM


Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 21º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e o 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eati), que serão realizados na Universidade Estadual de Maringá de 9 a 11 de outubro. O tema central dos eventos é A Iniciação Científica & Tecnológica no Século XXI. A solenidade de abertura será no dia 9, às 20 horas, no Clube Olímpico, com a presença de reitores e pró-reitores das universidades estaduais do Paraná, representantes do CNPq e Fundação Araucária. Nos dias 10 e 11, das 8h30 às 18 horas, na UEM, serão feitas as apresentações em grupos de trabalho e comunicações orais. A expectativa é que sejam inscritos mais de três mil trabalhos.

O prazo de inscrição para apresentador termina no dia 31 de julho e o valor é de R$ 50,00. Para ouvinte, o prazo termina no dia 8 de outubro e o valor da inscrição é de R$ 25,00. Os eventos são organizados pela UEM, com co-execução das universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e Norte do Paraná (Uenp). Outras informações pelo site  www.eaic.uem.br, ou fone (44) 3011-3850.


 
 
 
HISTÓRICO DO EAIC
 
O 1º Encontro Anual de Iniciação Científica – EAIC foi realizado na Universidade Estadual de Maringá, no campus sede. Desde o início vem cumprindo o seu papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná e de estabelecer um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento. Passados 21 anos de existência, o evento encontra-se consolidado e tornou-se parte integrante do calendário acadêmico/científico do estado do Paraná. Por acolher não só jovens pesquisadores das universidades paranaenses, mas por estar aberto à participação de estudantes de outras IES brasileiras e, por ter atingido uma magnitude que poucos eventos possuem, o EAIC caracteriza-se como um evento nacional.
 
Inicialmente organizado pela UEM, UEL e UEPG (fundadoras - 1991), ao longo dos anos somaram-se as nossas coirmãs UNIOESTE (1995), UNICENTRO (2002) e UENP (2009) na organização do evento. A ação conjunta dessas seis universidades estaduais é sem sombra de dúvida um fator preponderante no sucesso do EAIC. Um evento que se iniciou timidamente em 1991, com 274 participantes, tem a estimativa de mais de 3.000 participantes na sua 21ª edição em 2012.

21º EAIC

O 21º EAIC realizar-se-á na Universidade Estadual de Maringá, no campus sede, no período de 9 a 11 de outubro de 2012, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM. Paralelamente, será realizado o 2º EAITI. Serão apresentados, aproximadamente, 3.500 trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica dos programas PIBIC/CNPq-FA, Ações Afirmativas para Inclusão Social/CNPq – FA e IC voluntário (sem bolsa). Todos os trabalhos apresentados no evento vinculam-se a projetos de pesquisa de pesquisadores/orientadores das IES envolvidas.

A participação em projetos de iniciação científica comprovadamente contribui para o ingresso do aluno em Programas de Pós-Graduação e, além de complementar a sua formação acadêmica e de introduzir o aluno na pesquisa científica, é fundamental para a formação de recursos humanos qualificados.

O EAIC é um momento ímpar para a troca de experiências, exposição de ideias e debates em todas as áreas do conhecimento.


HISTÓRICO DO EAITI

Ao longo da história da humanidade, o desenvolvimento de atividades produtivas foi fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e nos dias atuais vem se tornando cada vez mais importante o investimento no desenvolvimento econômico sustentável, com base no uso de ciência e tecnologia.

Visando a disseminação do processo de desenvolvimento tecnológico na academia e na sociedade, a partir de 2007, o CNPq passou a conceder quotas de bolsas a alunos de graduação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI. Este Programa contribui para a formação de recursos humanos na área tecnológica e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, possibilitando a inovação.

Devido ao perfil diferenciado dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas PIBITI em relação ao bolsista PIBIC, tornou-se necessária a organização de um evento paralelo ao EAIC que contemplasse tais projetos. Foi idealizado, então, o evento denominado Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação – EAITI, cuja primeira edição ocorreu em 2011 em Ponta Grossa, paralelamente ao 20º EAIC e, cujo objetivo é proporcionar um espaço adequado para a apresentação dos resultados obtidos pelos jovens pesquisadores que realizam projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Neste ano, a 2ª edição do EAITI, realizar-se-á no campus sede da Universidade Estadual de Maringá, no período de 9 a 11 de outubro de 2012, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM.

Fonte: UEM

Nenhum comentário: