segunda-feira, 18 de junho de 2012

68% da Universidades Federais já adotam a PARIDADE - Economia UEM começa discutir tema


Nos últimos processos eleitorais que os acadêmicos de Economia da UEM participaram, seja na escolha de seus Dirigentes (Diretor de Centro, Chefe e Coordenador de Curso) e, principalmente, na escolha de seus representantes Discentes, a maturidade e o comprmetimento político vem se destacando. Conscientes da importância do voto e de sua consequência para os rumos da Universidade, a sua presença nas urnas se tornou marcante.

Prova disso é o avanço Democrático que faz parte da administração do Centro Acadêmico, com a realização periódica de Assembleias de curso, instituição do Conselho dos Representantes de Turma, formação de Comissões Discentes, como no PDI, e os avanços que já tivemos na transição das grades no começo do ano, resultado da mobilização dos Acadêmicos.

Esse Movimento de Politização, Legítimo, Independente e Democrático que toma conta do Bloco C-34 começa amadurecer a discussão referente a participção percentual nas eleições para Diretor de Centro, Chefia e Coordenação de Curso. Ele ganha reconhecimento quando notamos as Pautas que levanta, a preocupação com a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!!! e tamanho conhecimento que demonstra acerca do andamento da Universidade, do seu momento, do seu funcionamento.

É uma conjugação de fatores que faz a cada dia surgir uma gota que ao cair em nosso colo se traduz em: QUEREMOS UMA DEMOCRACIA EFETIVA, que vai muito além da fala, que em certos momento se tornou até a contradição de sua definição, que através das práticas usou dela: da Democracia para justamente não ter ela: a Democracia.

O papel do nosso Combativo Centro Acadêmico de Economia é criar espaço para essa discussão e trilhar com a Nação Acadêmica nossos próximos passos!!!

O segundo semestre será de LUTA!!!! Pela maior participação percentual dos Acadêmicos nas eleições do CSA e DCO!!!! E como sempre, contamos com VOCÊS!!!


por
Rafael Crozatti
Presidente do CAECO





De 54 universidades federais, 37 adotam paridade nas eleições para reitor

Das 54 universidades federais brasileiras, 37 delas (68% do total) adotam modelo paritário nas eleições. Segundo levantamento realizado pela UnB Agência, apenas 16 universidades usam o modelo proporcional, onde os votos dos professores têm 70% do peso total, enquanto alunos e servidores têm 15% cada. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), que ainda não realizou eleições, pretende adotar o modelo universal, onde os votos são contados individualmente, sem diferença entre os segmentos. Veja lista completa ao final da matéria.

“Acho que a alta adesão das universidades federais ao modelo paritário reflete a legitimação do princípio da autonomia universitária”, avalia o reitor Edward Brasil, que está em seu segundo mandato à frente da da Universidade Federal de Goiânia (UFG). Na maior e mais antiga universidade federal do Brasil, a do Rio de Janeiro, o modelo paritário é adotado desde a redemocratização do país, no final dos anos 80. “O último reitor havia sido imposto pelo ministro da Educação, que escolheu o terceiro da lista tríplice enviada”, afirma o reitor Carlos Antônio Levi. A mudança aconteceu após uma união de forças da universidade contra a intervenção estatal. “Hoje este modelo está consolidado”, diz. Segundo ele, a cada eleição o Conselho Universitário reafirma o consenso da comunidade acadêmica.

Em Alagoas, a paridade também é antiga, sendo adotada nas eleições dos últimos 25 anos. “Algumas unidades acadêmicas ainda hoje preconizam a proporcionalidade, mas isso não tem grande aceitação do conjunto da universidade”, afirma o reitor da UFAL, Eurico de Barros Lôbo. Na Bahia, o Conselho Universitário adotou a paridade em 1992, segundo a reitora Dora Leal Rosa. Os professores pediam a mudança desde 1984. Hoje, os 38 mil estudantes da UFBA discutem aumentar ainda mais a sua participação no pleito, de 33% para 40% ou mais, por exemplo. “Nas eleições de 2010, parte dos estudantes reivindicava maior peso para o voto estudantil e outra parte falava em voto universal”, lembra.

Na Universidade Federal Fluminense (UFF), a mudança foi recente. O atual reitor Roberto Salles foi eleito com voto paritário pela primeira vez em 2006. “Houve uma pressão legítima dos estudantes e muitos professores já eram favoráveis. Então foi uma conjunção de vontades", afirma. "A lei tem que ser mudada para se adequar ao momento atual”, defende.


MODELO PROPORCIONAL – A UFMG é uma das universidades que segue o modelo proporcional. “Na administração superior, tem sido 70% para professores, 15% para servidores e 15% para alunos. As outras unidades têm autonomia para redistribuir o percentual das duas últimas categorias, mantendo sempre 70% para os professores”, explicou o reitor Clélio Campolina Diniz. Porém, a mudança deve entrar na pauta nos próximos meses, motivada principalmente pelas reivindicaçõs dos funcionários. “A universidade é um espaço democrático, todos podem opinar. Por isso, os percentuais deverão ser rediscutidos durante a minha gestão”, afirmou.

No Ceará, a fórmula 70-15-15 está consolidada. A universidade federal do estado reforçou essa posição após dois plebiscitos feitos entre os professores, um 1999 e outro em 2003. “O argumento principal é de que se o reitor não tem maioria dos professores não terá liderança acadêmica”, diz o professor Roberto Bezerra, ex-reitor da UFC.


Universidade Federal do Rio de Janeiro PARITÁRIO

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) PARITÁRIO

Universidade de Brasília (UnB) PARITÁRIO

Universidade Federal da Bahia PARITÁRIO

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) PARITÁRIO

Universidade Federal da Paraiba (UFPB) PARITÁRIO

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) PARITÁRIO

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) 70/15/15

Universidade Federal de Amazonas (UFAM) PARITÁRIO

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 70/15/15

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) UNIVERSAL

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) 70/15/15

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) PARITÁRIO

Universidade Federal de Lavras (UFLA) PARITÁRIO

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 70/15/15

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 70/15/15

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) PARITÁRIO

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) PARITÁRIO

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) PARITÁRIO

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 70/15/15

Universidade Federal de Roraima (UFRR) 70/15/15

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) PARITÁRIO

Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) PARITÁRIO

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) PARITÁRIO

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) PARITÁRIO

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 70/15/15

Universidade Federal de Sergipe (UFS) PARITÁRIO

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) PARITÁRIO

Universidade Federal de Viçosa (UFV) PARITÁRIO

Universidade Federal do ABC (UFABC) 70/15/15

Universidade Federal do Acre (UFAC) PARITÁRIO

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) PARITÁRIO

Universidade Federal do Ceará (UFC) 70/15/15

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) PARITÁRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) PARITÁRIO

Universidade Federal do Goiás (UFG) PARITÁRIO

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 70/15/15

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) PARITÁRIO

Universidade Federal do Pará (UFPA) PARITÁRIO

Universidade Federal do Paraná (UFPR) PARITÁRIO

Universidade Federal do Piauí (UFPI) 70/15/15

Universidade Federal do Reconcavo da Bahia PARITÁRIO

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) PARITÁRIO

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 70/15/15

Universidade Federal do Semi Árido (UFERSA) 70/15/15

Universidade Federal do Tocantins (UFT) PARITÁRIO

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 70/15/15

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) 70/15/15

Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) PARITÁRIO

Universidade Federal Fluminense (UFF) PARITÁRIO

Universidade Federal Rural da Amazonia (UFRA) PARITÁRIO

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) PARITÁRIO

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRRJ) PARITÁRIO

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) PARITÁRIO

 
Fonte: UnB Ageências



Economia UEM começa discutir tema

Ponto de Pauta da última reunião do CAECO (14/06), a discussão será ampliada no 2° semestre.
O tema surge com força depois das sequências de eleições que passamos.

Devemos destacar, que a PARIDADE é ponto de Pauta de reinvindicação levantada em Assembleia de curso dos Acadêmicos de Economia, junto com a Carta que será entregue na Posse do novos Diretores do CSA. As reinvindicações foram levantadas ainda antes da eleição do CSA Assembleia Geral de Estudantes de Economia constrói Pauta de Reivindicações a ser entregue aos próximos Diretores do CSA

Como ressaltou o Diretor do CA, Raúl Durlo, a Paridade é uma opção, que não representa a melhor, ou a mais Democrática, até porque temos o voto universal e outras opções que poderão ser levantadas.

Quem vai decidir a posição dos Acadêmicos de Economia da UEM será, como sempre, os Acadêmicos de Economia da UEM. O tema fará parte da Agenda na volta do 2° semestre e as boas discussões nos levarão, certamente, a grandes resultados.

Nenhum comentário: