Com o objetivo de apresentar aos Acadêmicos as propostas das chapas inscritas para as eleições para Chefe, Chefe Adjunto, Coordenador e Coordenador Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UEM, reproduzimos integralmente as propostas encaminhadas ao Centro Acadêmico pelas chapas inscritas.
Lembrando que é de extrema importância o voto dos Acadêmicos, pois a decisão impactará diretamente na vida acadêmica e administrativa do Departamento. Sendo assim, convocamos todos a votarem, acompanhados de documento com foto, na próxima terça-feira (dia 05 de junho), no auditório 013. A votação ocorrerá nos três períodos (manhã, tarde e noite).
Por iniciativa do Centro Acadêmico "José James da Silveira", e pleno aceite das chapas, se realizará na quarta-feira (dia 06 de junho), às 18h00, uma explanação sobre o programa e os projetos propostos, por parte das chapas eleitas, em contato direto com os Acadêmicos, permitindo assim o esclarecimento de dúvidas, sugestões e críticas.
Acreditamos ser o momento adequado e uma excelente oportunidade para aproximar os Acadêmicos da administração do Departamento o qual fazem parte.
Segue, o Programa para Chefia e Chefia Adjunta:
PROGRAMA DE TRABALHO
CANDIDATAS A CHEFE E CHEFE ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
GESTÃO (2012 – 2014)
CHEFE: Profa. Rosalina Lima Izepão
CHEFE ADJUNTA: Profa. Marina Silva da Cunha
Prezados Professores, Técnicos e Acadêmicos da Graduação e Pós-graduação
Atendendo a Res. n. 005/88 – DCO que aprova o Regulamento de Eleições para os cargos do Departamento de Economia e a Res. n. 026/2012 – CI/CSA que fixa em 05/06/2012 as eleições do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e o Edital n. 002/2012 – Comissão Eleitoral – DCO, que estabelece o prazo de 25/05/2012, para inscrição das chapas concorrentes, apresentamos o Programa de Trabalho que norteará nossas ações no próximo biênio, de acordo com o Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá. Ressaltamos que o presente Programa contempla atividades de caráter geral e ações específicas, cuja execução requer trabalho conjunto entre a Chefia do DCO, o Colegiado de Curso, o Programa de Pós-Graduação e toda a comunidade acadêmica que envolve o Departamento.
AÇÕES PREVISTAS
- Cumprir e fazer cumprir as normas e deliberações das Reuniões de Departamento, da Câmara Departamental, bem como dos demais órgãos da UEM a que tiver subordinado o Departamento, de forma transparente e imparcial.
- Reivindicar junto à Reitoria da UEM, a contratação de 2 (dois) técnico-administrativos (agentes universitários), em caráter de urgência, para a Secretaria do Departamento.
- Pleitear a realização de concursos para professor não titular, visando a recomposição do quadro docente, priorizando-se o atendimento às áreas de ensino da Graduação que apresentam maiores deficiências, em virtude da nova grade curricular e as necessidades do Programa de Pós-Graduação.
- Reivindicar agilidade na solução de problemas relativos à limpeza do Bloco e à manutenção e substituição de equipamentos e materiais como telas, cortinas, aparelhos de ar condicionado, carteiras, cadeiras, móveis, armários e outros, no Bloco.
- Apoiar o Programa de Pós-Graduação, o Colegiado de Curso, o representante do COU, o Centro Acadêmico, o PET e as Coordenações de Monografia, Áreas, Estágio e Monitoria em ações que visem melhorar o funcionamento e a qualidade do Curso.
-Incentivar a participação dos professores e acadêmicos em projetos de ensino, pesquisa, extensão, PIC, PIBIC, PIBIT e a publicação e divulgação de seus resultados.
- Propor e viabilizar ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Graduação e a redução da evasão discente, sobretudo, no primeiro ano do Curso.
- Viabilizar a criação de uma nova home page para o DCO, que atenda às necessidades de comunicação das ações do Departamento e a comunidade acadêmica do Curso.
- Reivindicar, junto às instancias superiores da UEM, mecanismos para a criação de pelo menos mais um laboratório de ensino, para atendimento às disciplinas que demandam a sua criação e a revitalização dos laboratórios existentes da Graduação e da Pós-Graduação.
- Pleitear junto às instancias superiores da UEM, a colocação de câmeras de vigilância no Bloco.
- Apoiar as iniciativas do Conselho Editorial da publicação “A Economia em Revista”, visando a melhoria do seu conceito Qualis/Capes.
-Criar calendário anual de atividades do DCO envolvendo tanto eventos, quanto ações didático-padagógicas (planos de ensino, ementas, objetivos, programas, bibliografias, critérios de avaliação dos componentes curriculares, avaliação das disciplinas da nova grade, laboratórios, entre outras).
-Buscar alternativas para viabilização da liberação de professores com direito à licença especial.
-Estimular a participação de todos os docentes, efetivos e colaboradores, nas discussões relativas às atividades gerais do DCO, tais como Comissões e atribuição de encargos, visando encontrar soluções para atendimento das demandas.
- Estimular a manutenção das políticas já existentes no DCO que garantem o aperfeiçoamento profissional docente e técnico-administrativo.
- Reivindicar junto às estâncias superiores da UEM, a flexibilização das normas para a execução de projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços remunerados, visando a captação de recursos externos para o Departamento.
- Gestionar junto às instâncias superiores da UEM, a definição de dois espaços físicos para o DCO, sendo um para funcionamento de um Núcleo de Pesquisa e Extensão e outro no próprio Bloco C-34 para funcionamento da Copiadora.
- Manter a política do DCO, de aquisição de livros, assinaturas e software para a área de Economia visando atender as necessidades da nova grade curricular e da Pós-Graduação.
- Oferecer suporte para a realização de eventos, palestras, seminários, cursos, entre outros no DCO.
- Divulgar as ações e atividades do Departamento de Economia da sua home page, artigos de jornais, revistas, rádio e TV, informes universitários e folders, destacando informações sobre a Graduação, Pós-Graduação, estágios, premiações, resultados de pesquisa, banco de dados sobre projetos, viagens técnicas, entre outros.
- Estimular a criação de cursos de Especialização (Lato Sensu), na modalidade de ensino à distância, que atendam aos interesses da comunidade acadêmica da UEM e a externa.
-Estimular a realização de atividades de lazer entre os docentes, funcionários e alunos, de forma a promover a aproximação, o conhecimento e a integração de todos.
-Apoiar a realização do processo de avaliação do Curso, como um instrumento que aponte necessidades e mecanismos de melhoria do Curso.
-Reivindicar junto às instâncias superiores da UEM, a designação de algumas vagas de estacionamento para professores, considerando-se o movimento contínuo de veículos oriundos de diversos municípios paranaenses, cujos proprietários se deslocam para atividades no Bloco do PDE.
Maringá, 25 de maio de 2012
PROGRAMA DE TRABALHO DOS CANDIDATOS AOS CARGOS DE COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO “CONSELHO ACADÊMICO DE CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS” DA UEM.
GESTÃO 2012-2014
COORDENADOR: Prof. Antonio Zotarelli
COORDENADOR ADJUNTO: Prof. Robson Luis Mori
Prezado (a) Professor (a),
Atendendo ao Regulamento de Eleições do Departamento de Economia e em atenção à Resolução nº 001/2012-CSA que fixa em 05/06/2012 as eleições do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas e ao Edital nº 026/2012–DCO, que estabelece o prazo de 25/05/2012 para a inscrição das chapas concorrentes, apresentamos o Programa de Trabalho que norteará nossas ações no próximo biênio, de acordo com o Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá.
1 – Desempenhar as funções estabelecidas no Regimento Geral, no Estatuto e no Regulamento do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CSA da Universidade Estadual de Maringá;
2 – Atuar em conjunto com a Chefia e Chefia Adjunta do Departamento de Economia em todas as situações de interesse geral do Departamento;
3 – Encontro periódico entre coordenação do curso e chefia do departamento para acompanhar, discutir e dar direcionamento conjunto sobre os principais assuntos em pauta.
4 – Acompanhar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, implantado em 2010, elaborando os ajustes que se fizerem necessários em termos de adaptação curricular e estudo de equivalências;
5 – Fortalecer as atividades de recepção de calouros visando demonstrar as oportunidades que o DCO oferece para que haja maior envolvimento dos alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
6 – Readequar/aperfeiçoar o projeto de avaliação do Curso de Ciências Econômicas, em consonância com o relatório final produzido pela comissão nomeada pela Resolução nº 06l/11-DCO, de 19/05/2011;
7 – Elaborar projeto para identificar as causas da evasão/reprovação e propor soluções para diminuição da evasão/reprovação no curso de Ciências Econômicas;
8 – Manter um canal de comunicação com o corpo discente, principalmente com os representantes das turmas recebendo sugestões visando a melhoria da qualidade do ensino e o cumprimento dos programas estabelecidos para o curso;
9 – Apoiar a realização de eventos científicos e culturais em conjunto com os diversos órgãos afins (DCO, PCE, CAECO, ADECON, CORECON);
Maringá, 23 de maio de 2012.
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