domingo, 3 de junho de 2012

Eleições DCO 2012: Votação e Propostas


Com o objetivo de apresentar aos Acadêmicos as propostas das chapas inscritas para as eleições para Chefe, Chefe Adjunto, Coordenador e Coordenador Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da UEM, reproduzimos integralmente as propostas encaminhadas ao Centro Acadêmico pelas chapas inscritas.

Lembrando que é de extrema importância o voto dos Acadêmicos, pois a decisão impactará diretamente na vida acadêmica e administrativa do Departamento. Sendo assim, convocamos todos a votarem, acompanhados de documento com foto, na próxima terça-feira (dia 05 de junho), no auditório 013. A votação ocorrerá nos três períodos (manhã, tarde e noite).

Por iniciativa do Centro Acadêmico "José James da Silveira", e pleno aceite das chapas, se realizará na quarta-feira (dia 06 de junho), às 18h00, uma explanação sobre o programa e os projetos propostos, por parte das chapas eleitas, em contato direto com os Acadêmicos, permitindo assim o esclarecimento de dúvidas, sugestões e críticas.

Acreditamos ser o momento adequado e uma excelente oportunidade para aproximar os Acadêmicos da administração do Departamento o qual fazem parte.


Segue, o Programa para Chefia e Chefia Adjunta:



PROGRAMA DE TRABALHO
CANDIDATAS A CHEFE E CHEFE ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
GESTÃO (2012 – 2014)

CHEFE: Profa. Rosalina Lima Izepão
CHEFE  ADJUNTA: Profa. Marina Silva da Cunha

            Prezados Professores, Técnicos e Acadêmicos da Graduação e Pós-graduação

            Atendendo a Res. n. 005/88 – DCO que aprova o Regulamento de Eleições para os cargos do Departamento de Economia e a Res. n. 026/2012 – CI/CSA que fixa em 05/06/2012 as eleições do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e o Edital n. 002/2012 – Comissão Eleitoral – DCO, que estabelece o prazo de 25/05/2012, para inscrição das chapas concorrentes, apresentamos o Programa de Trabalho que norteará nossas ações no próximo biênio, de acordo com o Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá.  Ressaltamos que o presente Programa contempla atividades de caráter geral e ações específicas, cuja execução requer trabalho conjunto entre a Chefia do DCO, o Colegiado de Curso, o Programa de Pós-Graduação e toda a comunidade acadêmica que envolve o Departamento.

AÇÕES PREVISTAS

- Cumprir e fazer cumprir as normas e deliberações das Reuniões de Departamento, da Câmara Departamental, bem como dos demais órgãos da UEM a que tiver subordinado o Departamento, de forma transparente e imparcial.

- Reivindicar junto à Reitoria da UEM, a contratação de 2 (dois) técnico-administrativos (agentes universitários),  em caráter de urgência, para a Secretaria do Departamento.

- Pleitear a realização de concursos para professor não titular, visando a recomposição do quadro docente, priorizando-se o atendimento às áreas de ensino da Graduação que apresentam maiores deficiências, em virtude da nova grade curricular e as necessidades do Programa de Pós-Graduação.

- Reivindicar agilidade na solução de problemas relativos à limpeza do Bloco e à manutenção e substituição de equipamentos e materiais como telas, cortinas, aparelhos de ar condicionado, carteiras, cadeiras, móveis, armários e outros, no Bloco.

- Apoiar o Programa de Pós-Graduação, o Colegiado de Curso, o representante do COU, o Centro Acadêmico, o PET e as Coordenações de Monografia, Áreas, Estágio e Monitoria em ações que visem melhorar o  funcionamento e a qualidade do Curso.

-Incentivar a participação dos professores e acadêmicos em projetos de ensino, pesquisa, extensão, PIC, PIBIC, PIBIT e a publicação e divulgação de seus resultados.

- Propor e viabilizar ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Graduação e a redução da evasão discente, sobretudo, no primeiro ano do Curso.

- Viabilizar a criação de uma nova home page para o DCO, que atenda às necessidades de comunicação das ações do Departamento e a comunidade acadêmica do Curso.

- Reivindicar, junto às instancias superiores da UEM, mecanismos para a criação de pelo menos mais um laboratório de ensino, para atendimento às disciplinas que demandam a sua criação e a revitalização dos laboratórios existentes da Graduação e da Pós-Graduação.

- Pleitear junto às instancias superiores da UEM, a colocação de câmeras de vigilância no Bloco.  

- Apoiar as iniciativas do Conselho Editorial da publicação “A Economia em Revista”, visando a melhoria do seu conceito Qualis/Capes.

-Criar calendário anual de atividades do DCO envolvendo tanto eventos, quanto ações didático-padagógicas (planos de ensino, ementas, objetivos, programas, bibliografias, critérios de avaliação dos componentes curriculares, avaliação das disciplinas da nova grade, laboratórios, entre outras).

-Buscar alternativas para viabilização da liberação de professores com direito à licença especial.

-Estimular a participação de todos os docentes, efetivos e colaboradores, nas discussões relativas às atividades gerais do DCO, tais como Comissões e atribuição de encargos, visando encontrar soluções para atendimento das demandas.

- Estimular a manutenção das políticas já existentes no DCO que garantem o aperfeiçoamento profissional docente e técnico-administrativo.

- Reivindicar junto às estâncias superiores da UEM, a flexibilização das normas para a execução de projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços remunerados, visando a captação de recursos externos para o Departamento.

- Gestionar junto às instâncias superiores da UEM, a definição de dois espaços físicos para o DCO, sendo um para funcionamento de um Núcleo de Pesquisa e Extensão e outro no próprio Bloco C-34 para funcionamento da Copiadora.

- Manter a política do DCO, de aquisição de livros, assinaturas e software para a área de Economia visando atender as necessidades da nova grade curricular e da Pós-Graduação.

- Oferecer suporte para a realização de eventos, palestras, seminários, cursos, entre outros no DCO.

 - Divulgar as ações e atividades do Departamento de Economia da sua home page, artigos de jornais, revistas, rádio e TV, informes universitários e folders, destacando informações sobre a Graduação, Pós-Graduação, estágios, premiações, resultados de pesquisa, banco de dados sobre projetos, viagens técnicas, entre outros.

- Estimular a criação de cursos de Especialização (Lato Sensu), na modalidade de ensino à distância, que atendam aos interesses da comunidade acadêmica da UEM e a externa.

-Estimular a realização de atividades de lazer entre os docentes, funcionários e alunos, de forma a promover a aproximação, o conhecimento e a integração de todos.

 -Apoiar a realização do processo de avaliação do Curso, como um instrumento que aponte necessidades e mecanismos de melhoria do Curso.

-Reivindicar junto às instâncias superiores da UEM, a designação de algumas vagas de estacionamento para professores, considerando-se o movimento contínuo de veículos oriundos de diversos  municípios paranaenses, cujos proprietários se deslocam para atividades no Bloco do PDE.


Maringá,  25 de maio de 2012

 

Segue, o Programa para Coordenação e Coordenação Adjunta:



PROGRAMA DE TRABALHO DOS CANDIDATOS AOS CARGOS DE COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO “CONSELHO ACADÊMICO DE CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS” DA UEM.
GESTÃO 2012-2014

COORDENADOR: Prof. Antonio Zotarelli
COORDENADOR ADJUNTO: Prof. Robson Luis Mori

Prezado (a) Professor (a),

Atendendo ao Regulamento de Eleições do Departamento de Economia e em atenção à Resolução nº 001/2012-CSA que fixa em 05/06/2012 as eleições do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas e ao Edital nº 026/2012–DCO, que estabelece o prazo de 25/05/2012 para a inscrição das chapas concorrentes, apresentamos o Programa de Trabalho que norteará nossas ações no próximo biênio, de acordo com o Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá.

1 – Desempenhar as funções estabelecidas no Regimento Geral, no Estatuto e no Regulamento do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CSA da Universidade Estadual de Maringá;

2 – Atuar em conjunto com a Chefia e Chefia Adjunta do Departamento de Economia em todas as situações de interesse geral do Departamento;

3 – Encontro periódico entre coordenação do curso e chefia do departamento para acompanhar, discutir e dar direcionamento conjunto sobre os principais assuntos em pauta.

4 – Acompanhar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, implantado em 2010, elaborando os ajustes que se fizerem necessários em termos de adaptação curricular e estudo de equivalências;

5 – Fortalecer as atividades de recepção de calouros visando demonstrar as oportunidades que o DCO oferece para que haja maior envolvimento dos alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

6 – Readequar/aperfeiçoar o projeto de avaliação do Curso de Ciências Econômicas, em consonância com o relatório final produzido pela comissão nomeada pela Resolução nº 06l/11-DCO, de 19/05/2011;

7 – Elaborar projeto para identificar as causas da evasão/reprovação e propor soluções para diminuição da evasão/reprovação no curso de Ciências Econômicas;

8 – Manter um canal de comunicação com o corpo discente, principalmente com os representantes das turmas recebendo sugestões visando a melhoria da qualidade do ensino e o cumprimento dos programas estabelecidos para o curso;

9 – Apoiar a realização de eventos científicos e culturais em conjunto com os diversos órgãos afins (DCO, PCE, CAECO, ADECON, CORECON);

Maringá, 23 de maio de 2012.


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