quarta-feira, 13 de junho de 2012

Marcha das Vadias: Reflexões


LIVRES!

A palavra vadia ganhou um novo significado nos últimos tempos. Um policial do Canadá alegou em seu depoimento sobre a segurança no campus da Universidade de Toronto que para evitar estupros, as mulheres não deveriam se vestir como “vadias”.  Isso causou a revolta de muitos, e como protesto, iniciaram às Marchas pelo mundo.

No dia 10/06,domingo, ocorreu a 1° Marcha das Vadias de Maringá. E foi lindo! Quase 500 pessoas cantaram, marcharam e apoiaram a luta, que não se trata apenas de uma questão de combate a violência sexual, como alguns pensam.




Mulheres sofrem outros tipos de violência: física, psicológica e econômica . Que de certa forma, também são abordadas como reividicações das Marchas. Algumas questões importantes:

- Distorções de salários entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções.

- Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que a amamentação regular, por seis meses, reduz vários riscos a criança. No entanto, na maioria das empresas ainda vigoram  4 meses de licença maternidade.

- Um número significativo de mulheres morrem em decorrência de um aborto clandestino.

- A cada 15 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência, entre muitas outras questões.

O fato é que a sociedade precisa acordar, e mais do que nunca atender, debater as diversas necessidades de nós mulheres. Vivemos ainda reflexos de uma sociedade machista, que desenha a mulher como um objeto, e/ou impõe como SUA (apenas sua),a função da educação dos filhos, realização das atividades do lar e etc. Isso precisa mudar.




Marchemos pois, vadias. E não se esqueçam: se não lutarmos por nossos direitos, ninguém o fará.


                                                     Beatriz Fernandes Pereira
                                                 Vice Presidenta do CA de  Economia "José James da Silveira"

Um comentário:

Samuel disse...

Clap, clap, clap... assino embaixo. Mulheres do mundo inteiro, uni-vos.