sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Professor do DHI participa de reunião com a Comissão Nacional da Verdade





O professor Angelo Priori, do Departamento de História (DHI) da UEM, participou, na última terça-feira (5), em Brasília, de uma reunião com membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Priori é secretário geral da Associação Nacional de História e Coordenador Nacional do Fórum de Pós-graduação em História, que reúne todos os Programas de Pós-graduação em História do país.  
 
A reunião discutiu como os historiadores que integram a Associação Nacional de História e os Programas de Pós-Graduação em História podem cooperar com os trabalhos da CNV. A CNV tem como objetivo esclarecer os fatos e circunstâncias de graves violações dos direitos humanos durante a Ditadura Militar, ocorrido no Brasil entre 1964 e 1985. Busca também esclarecer os casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres durante a Ditadura Militar, bem como a identificação de autoria dos crimes cometidos por agentes do Estado.

A CNV destacou a importância de envolver a comunidade de historiadores com o trabalho da Comissão, já que muitos historiadores fazem pesquisa sobre a Ditadura Militar, e podem fornecer informações relevantes aos objetivos da Comissão. Também ficou acertado que a CNV irá realizar uma audiência pública durante o Simpósio Nacional de História, que ocorrerá entre 22 e 26 de julho, em Natal (RN). 
via UEM
 Universidade Estadual de Maringá

Nenhum comentário: