terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CAECO participa da Audiência Pública em Maringá






No último dia 7 (quinta-feira)  a Prefeitura de Maringá realizou no auditório Hélio Moreira uma Audiência Pública para tratar de mudanças no Plano Diretor da cidade.

Pouco divulgada e realizada em dia e horário que inviabiliza a participação da população maringaense,  o espaço que deveria ser democrático se apresentou mais uma vez como um desfile de funcionários da Prefeitura, em especial dos que possuem cargos comissionados. Evidentemente, que outros setores da sociedade maringaense estiveram presente, ainda que em menor número. 

É impossível que um trabalhador ou trabalhadora compareça em uma quinta-feira às 8h30.




Ainda que o objeto da reunião não tenha sido a Transposição da UEM, embora o Edital de convocação possibilite este entendimento, a participação da comunidade acadêmica é natural e de direito, uma vez que antes de tudo seus componentes são cidadãos e cidadãs maringaenses e se preocupam com o destino da nossa cidade, avaliando todas as externalidades das alterações propostas pelo poder Executivo, no caso da Audiência em questão.

A Prefeitura de Maringá, lamentavelmente, não traz muita credibilidade quando o assunto é a Transposição da UEM, tendo em vista que em 2012, em especial, no segundo semestre a Universidade voltou a começar debater o projeto de Transposição encaminhado pela Gestão do então Prefeito Silvio Barros II.  Ainda assim, em desrespeito às negociações que buscam uma solução consensual que estão em andamento entre a UEM, a comunidade e a Prefeitura, a última propôs  em Conferência Municipal um projeto de alteração da Lei 886/2011 sobre Diretrizes Viárias, que cortaria a UEM com prolongamento de vias em três pontos:

1) nas avenidas Duque de Caxias/Lauro Werneck; 

2) na avenida Herval/Demétrio Ribeiro; 

3) e entre o Hospital Universitário e a área da Agronomia, com prolongamento da Rua Ametista. 

Esse projeto rasgaria a Universidade e obrigaria a demolição de algumas edificações, além o caráter de campus tal qual nós conhecemos atualmente, devido à enorme quantidade de veículos que passaria pela UEM todos os dias. 

Diante deste cenário o Diretório Central dos Estudantes procurou mobilizar os estudantes para participarem desta discussão, tanto em 2012 como na Audiência Pública do dia 7 deste mês. 

O Centro Acadêmico de Economia compreende a sua responsabilidade de se fazer presente em matérias desta natureza, colocando como norte de sua atuação a defesa da Universidade e de Maringá, desta forma, acompanha de perto e participa desta mobilização, estando presente em todos os espaços de discussão e deliberação.

Na última Audiência Pública não foi diferente, o CAECO esteve presente, defendendo a participação popular, desta forma, entendemos que tais espaços deveriam ser amplamente divulgadas e realizados em dia e horário adequado, o que mais uma vez não ocorreu. Em relação a Transposição da UEM, o CAECO defende um debate aberto, transparente e democrático com a comunidade acadêmica e externa. Não partimos de um "sim ou um não", pois entendemos que a resposta será obtida após esse amplo debate.

Em relação as declarações do Procurador do município que desafiou os representantes da UEM, tratando-os de forma desrespeitosa e dizendo “esse pessoal da UEM é recalcado”, apenas lamentamos. Nossa atuação se dará, como sempre, no campo das ideias e do debate democrático.

Parabéns a comunidade que demonstrou estar mobilizada.

Nenhum comentário: