domingo, 17 de fevereiro de 2013

Câmara Departamental APROVA a III Semana da IntegrAção






APROVADO
Na última quinta-feira (14) a Câmara Departamental do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá aprovou o Projeto de Extensão da III Semana da IntegrAÇÃO.


CÂMARA DEPARTAMENTAL
Os departamentos que contam com mais de 15 membros, caso do Departamento de Economia, podem ter uma Câmara Departamental, conforme normas definidas no regulamento do departamento.

Compõem a Câmara Departamental:
I - o Chefe e o Chefe Adjunto do Departamento;
II - representantes docentes, integrantes da carreira do magistério superior;
III - um representante técnico-universitário;
IV - um Representante Discente, indicado pelo Centro Acadêmico.

A Câmara Departamental tem caráter deliberativo e pode concentrar as decisões do Departamento, excetuando-se as decisões relativas a recursos ou pedidos de reconsideração contra atos da chefia e de suas próprias deliberações.

No Departamento de Economia, a Câmara Departamental, delibera, dentre outras coisas, sobre os Projetos Evento de Extensão, onde se enquadra a III Semana da IntegrAÇÃO.

Centro Acadêmico de Economia tem por tradição em suas últimas Gestões passar os seus Projetos pela avaliação e deliberação da Câmara Departamental e do Departamento de Economia, quando cabe ao último a deliberação. É importante essa filosofia, uma vez que institucionaliza os seus Projetos e reforça o compromisso e seriedade da entidade na construção coletiva de suas ações.


III SEMANA DA INTEGRAÇÃO
Neste ano o CAECO cogitou retornar os debates políticos referente a matérias que envolvem a Agenda de Maringá, como fez na I Semana da IntegrAÇÃO em 2011, onde se debateu o Orçamento da Saúde Pública de Maringá e a Licitação do Transporte Público do Município, contudo, por sugestão e posterior deliberação da Câmara Departamental, a entidade optou  por trazer essas discussões nos próximos meses.

Na avaliação do Presidente do Centro Acadêmico Rafael Crozatti não há prejuízo em postergar esses debates .

- “Havia três debates importantes no Projeto da III Semana da IntegrAÇÃO deste ano que fazem  parte do debate político de Maringá. Por orientação e sugestão da Câmara do DCO retiramos de pauta essas discussões e mantivemos a estrutura similar com a de 2012, tendo os dois dias iniciais com falas das entidades e organizações estudantis e com a as falas dos nossos dirigentes, além disso haverá a inclusão da Calourada Solidária, como houve em 2011 e a parceria com o Grupo PET Economia, com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, com o Diretório Central dos Estudantes, com o Conselho Regional de Economia do Paraná, que encaminhará materiais para os Calouros (como houve em 2011 e 2012).  No começo da semana devemos fechar a parceria com a Associação de Moradores da Vila Esperança, dentre outros”.

O CAECO manterá na sua Agenda os debates programados, eles farão parte do Projeto Economia Debate, aprovado no PDI, que iniciará em Março deste ano.

Por fim, a Câmara Departamental sugeriu que a Coordenação transfira as aulas dos primeiros anos para a III Semana da IntegrAÇÃO, tanto na terça-feira (19), como na quarta-feira (20). Cabe agora a Coordenação do Curso, que foi notificada na quinta-feira mesmo, baixar Resolução seguindo a sugestão da Câmara, da mesma forma que o CAECO seguiu ao retirar os seus debates.

O Centro Acadêmico acredita que na segunda-feira (18) pela manhã a Resolução seja publicada, transferindo as aulas para o evento, mantendo a tradição de 2011 e 2012.

As demais atividades serão realizadas em horários alternativos para que não haja a necessidade de transferência de aula e desta forma não cause nenhum prejuízo ao calendário acadêmico. Foi um pedido da Câmara Departamental, acatado pelo CAECO.



OBJETIVOS:
Propiciar aos novos acadêmicos e acadêmicas do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá um primeiro contato com a estrutura e dinâmica de funcionamento da Instituição.

Apresentando aos participantes as atribuições e ações do Centro de Ensino, Departamento e Coordenação que Curso de Ciências Econômicas pertence.

Além disso, apontar as oportunidades ofertadas pela UEM em todas as esferas de participação discente, sendo elas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Política, Tecnológica, Esportiva e Cultural, dentre outras.

“Calourada Solidária”, que volta em 2013 a fazer parte da Semana da IntegrAÇÃO, como foi em 2011, busca aproximar a comunidade acadêmica com a comunidade maringaense, neste caso em específico, por intermédio, de ações sociais e de conscientização, na esfera ambiental e da saúde.

Esse transbordamento faz parte da filosofia de trabalho do Centro Acadêmico de Economia, haja vista o histórico recente de atuação entre o CAECO e a comunidade externa, por exemplo, na Luta pela Unidade Básica de Saúde da Zona 7, no debate sobre a Transposição da UEM e no processo de mobilização contra o aumento do subsídio pago aos Vereadores de Maringá, dentre outras Lutas e ações.



COORDENADORES:
Este ano o Projeto da Semana da IntegrAÇÃO é Coordenado pelos Professores Rinaldo Galete e Robson Mori, tendo na Comissão Organizadora o Centro Acadêmico de Economia.








Desde já, convidamos a TOD@S para participarem deste evento, que marca oficialmente o início do Calendário Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá em 2013. 

E marca também o Calendário de LUTAS dos Estudantes do nosso Curso!!!

Nenhum comentário: