terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

25 anos de Gratuidade na UEM: Quem luta conquista!






A Universidade que esse ano te recebe tem história. Nós como estudantes que passamos por aqui, uns ficam mais tempo, outros menos, mas todos temos que conhecer a história de onde estamos para trilhar a história da instituição. E desde já adiantamos é uma história de muitas lutas e conquistas!

A UEM foi criada em 1969 a partir da estrutura das Faculdades de Ciências Econômicas, de Direito e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Maringá tinha então 22 anos de fundação e 18 de emancipação.

A UEM era fruto do projeto da Ditadura Militar para subsidiar os interesses do Estado no desenvolvimento regional. O regime militar implanta uma reforma universitária baseada na ampliação do ensino pago. A UEM, apesar de pública, estava inserida no bojo das políticas civil-militar de mercantilização do ensino, para gerar receita, como uma empresa, cobrava mensalidade.

Desde a década de 1970 os estudantes já se mobilizavam pela gratuidade. Diversos movimentos foram arquitetados até a conquista da gratuidade. A mobilização culmina na década de 1980 com a fundação do Diretório Central dos Estudantes como entidade para lutar pelos interesses estudantis. E é o DCE (Gestão Próximos Passos), protagonista da luta, que em 1984 organiza uma ocupação da reitoria que abre caminho para a conquista da gratuidade que vira Lei em 1987 e em 1988 é implementada.

Nas palavras do Prof. Reginaldo Dias, do Departamento de História:

"A luta pelo ensino gratuito foi uma das marcas da recém-fundada universidade, sobretudo da segunda metade da década de 1970 em diante. O acúmulo de lutas de vários anos levou a que, em 1987, no curso de um processo de mobilização, o governo estadual negociasse a introdução da gratuidade do ensino e a traduzisse em Lei. (...) Foi, efetivamente, uma conquista da comunidade, sedimentada em contínuas lutas. Do período da criação da UEM até 1987, o ensino pago restringia sua dimensão pública. Depois de 1987, com a introdução da gratuidade do ensino, houve ampliação de sua natureza pública e de seu caráter democrático. São duas datas expressivas, que exigem comemorações. A primeira é a criação. A segunda, salvo melhor juízo, pode ser definida como uma refundação. Essa transformação tornou-se um valor para a universidade, espécie de bússola para o conjunto de suas políticas"

Nós da Gestão Movimente-se UEM, que há 3 anos está no DCE, buscamos o norte da gratuidade. Temos certeza de fazer juízo àqueles que começaram a nossa luta. A luta por uma Universidade Pública, Gratuita e Democrática para tod@s!

A lição dada pelos jovens de 1984 foi aprendida pelos jovens dessa secunda década do século XXI. Estamos em um mundo que volta a se convulsionar a se indignar, que não aceita a opressão e a negação de direitos conquistados. Aprendemos uma lição: Quando só estudantes não se calam, não abaixam a cabeça, quando tomam a história e os anseios nas próprias mãos e se colocam ombro a ombro são capazes de fazer o sonho virar realidade; Quem luta, conquista!

E que 2013 seja repleto de conquistas para toda a UEM!

Seja Bem Vind@ e vamos a luta pela universidade que queremos!

Artigo originalmente publicado no Manual do Calouro 2013, em parceria com a PEN/DEG.


via Movimente-se UEM
Diretório Central dos Estudante da Universidade Estadual de Maringá


Nenhum comentário: