quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

1º Dia da III Semana da IntegrAÇÃO é marcado pela apresentação da estrutura administrativa da UEM






III Semana da IntegrAÇÃO teve início ontem (19). O evento marca a Recepção aos Calouros do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).


1º Dia da III Semana da IntegrAÇÃO é marcado pela  apresentação da estrutura administrativa da UEM

O 1º Dia do evento foi destinado para a apresentação da estrutura administrativa da UEM.

Tanto para o turno Integral como para o Noturno foi apresentado as atribuições e ações do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), do Departamento de Economia (DCO), Coordenação do Curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) da UEM.

Toda a estrutura administrativa foi apresentada, apontando aos novos acadêmicos e acadêmicas do Curso de Economia da UEM o funcionamento da Instituição. O currículo acadêmico também foi abordado juntamente com a área de atuação e formação de cada docente do DCO pelo Coordenador Adjunto do Curso Professor Robson.

A Chefe do Departamento de Economia Professora Rosalina deu oficialmente as boas vindas aos calouros e  apresentou detalhadamente o funcionamento de cada órgão administrativo da UEM e destacou a construção colegiada das Resoluções que regem as suas ações (de cada órgão). Discutiu também a formação do Economista e as várias possibilidades de sua atuação. Por fim, destacou que as portas do DCO estão abertas para todos os acadêmicas e acadêmicas do Curso, apontado a atuação do Centro Acadêmico de Economia nas instâncias deliberativas do DCO, nas reuniões de Departamento e na Câmara Departamental.

A Coordenadora Adjunta do Programa Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) Professora Maria Helena abordou a organização e estrutura tanto do Mestrado como do Doutorado em Ciências Econômicas da UEM. Destacou também o programa de Bolsas para egressos do Curso que tiverem desempenho acadêmico acima de 8,0 e a crescente internacionalização do Programa, seja por programas da UEM, seja por relações do próprio PCE. É válido ressaltar que apenas o Curso de Economia dentre os cursos do CSA da UEM .possui Doutorado.

O Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Economia Professor Nilmen Salles participou da abertura da III Semana da IntegrAÇÃO pela manhã, destacando as ações do Centro no apoio para as ações dos Departamentos vinculados. Como Diretor do Centro o Professor Nilmen faz parte do Conselho de Administração da UEM (CAD)


Objetivos da III Semana da IntegrAÇÃO 
Propiciar aos novos acadêmicos e acadêmicas do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá um primeiro contato com a estrutura e dinâmica de funcionamento da Instituição. Apresentando aos participantes as atribuições e ações do Centro de Ensino, Departamento e Coordenação que Curso de Ciências Econômicas pertence.

Além disso, apontar as oportunidades ofertadas pela UEM em todas as esferas de participação discente, sendo elas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Política, Tecnológica, Esportiva e Cultural, dentre outras.


A “Calourada Solidária”, que volta em 2013 a fazer parte da Semana da IntegrAÇÃO, como foi em 2011, busca aproximar a comunidade acadêmica com a comunidade maringaense, neste caso em específico, por intermédio, de ações sociais e de conscientização, na esfera ambiental e da saúde.


Esse transbordamento faz parte da filosofia de trabalho do Centro Acadêmico de Economia, haja vista o histórico recente de atuação entre o CAECO e a comunidade externa, por exemplo, na Luta pela Unidade Básica de Saúde da Zona 7, no debate sobre a Transposição da UEM e no processo de mobilização contra o aumento do subsídio pago aos Vereadores de Maringá, dentre outras Lutas e ações.


Nenhum comentário: