terça-feira, 29 de maio de 2012

Palestra - Homofobia: "Exemplos rotineiros que passam desapercebidos"


Com o objetivo proposto pelo Centro Acadêmico de Economia "José James da Silveira", de diversificar, democratizar, e debater temas importantes na sociedade atual, foi realizado na noite de 25 de maio de 2012 a palestra com o tema: "Homofobia: Exemplos que Passam Desapercebidos". A qual contou com Acadêmicos de diversos cursos, cuja divulgação se realizou por meio eletrônico.




O Palestrante convidado, Rodrigo Pedro Casteleira, possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual de Maringá, Especialização em Religião e Cultura no ensino de história do Brasil, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, e Especialização em História e Humanidades, pela Universidade Estadual de Maringá. Além de ser mestrando em Ciências Sociais, também pela UEM, por meio do qual, aborda o tema "O Envelhecimento de Pessoas Trans". 

Rodrigo, de forma interativa, conduziu a palestra, que teve também por objetivo, gerar um debate sobre o tema que se faz tão presente na sociedade atual, e que é alvo de inúmeras divergências ideológicas. Foi abordado durante a explanação a situação do travesti, e sua identidade na velhice. Período o qual poucos chegam a atingir, visto que diversas condições sociais e salutares impedem a vitalidade até a velhice. 

O palestrante abordou também a questão cultural pela qual são determinadas as características e comportamentos dos homens e das mulheres. Apresentou as definições atuais da sexualidade, da orientação sexual, as quais muito se distinguem das anos atrás determinadas. 

Por fim, antes de abrir para perguntas e considerações, definiu o termo "homofobia", que relacionado à aversão, discriminação e a violência, marginalizam indivíduos.

Vale destacar a sugestão de leitura considerada pelo palestrante:


"MODOS DE HOMEM E MODAS DE MULHER" 
 Gilberto Freyre  

Pois, esta, constituindo uma obra escrita há mais de mais de 20 anos, denota de forma brilhante a questão cultural de gênero na sociedade.

O Centro Acadêmico de Economia "José James da Silveira" agradece o aceite do palestrante Rodrigo Pedro Casteleira, a participação de todos os presentes, e reafirma o convite aos Acadêmicos de economia para participarem das reuniões, palestras e eventos do CAECO. São aceitas sugestões, críticas e elogios, pois, assim como proposto inicialmente, a Gestão União tem como objetivo principal representar, satisfazer as necessidades e complementar a formação dos Acadêmicos.


Nenhum comentário: