O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que identifica a Instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe e às diretrizes pedagógicas baseadas no PPI. Dado a este contexto a comissão central ressalta a importância da construção de um PDI de forma participativa e consciente de toda a comunidade.
O PDI 2012 – 2016 da UEM está sendo elaborado, baseado em cinco eixos temáticos: consolidação e expansão da graduação; consolidação e expansão da pós-graduação; consolidação da UEM como instituição de pesquisa; atividades de extensão e cultura; e gestão e estrutura organizacional. A metodologia para o PDI 2012-2016 está estruturada em objetivos, metas e ações de forma a contemplar os cinco eixos temáticos.
Segundo a Comissão Central do PDI 2012-2016, esta metodologia traz como diferencial uma melhor estruturação dos objetivos, metas e ações tornando a elaboração do PDI mais ágil e possibilitando o seu uso como um instrumento de suporte à gestão institucional.
A metodologia contempla a formação de comissões setoriais e locais em todas as unidades, subunidades e órgãos suplementares da instituição, cuja composição visa garantir representatividade da comunidade acadêmica e externa. A sistemática permite a participação dos setores nas discussões e definições de metas e objetivos, por meio de sessões públicas em todas as instâncias do processo.
A comissão Central do PDI informa que o software de suporte ao PDI encontra-se disponível no endereço www.asp.uem.br/pdi para preenchimento pelos membros das comissões setoriais
Fonte: UEM
A Comissão do PDI do nosso Departamento contou a representação discente
Diante das Pautas levantadas nas Assembleias de Curso convocadas pelo Centro Acadêmico de Economia em 2011 e 2012, a Comissão Discente formalizou as suas propostas. Uma parcela das reinvindicações foram acatadas já no PDI do DCO, outras já estão sendo implementadas e/ou serão nos próximos meses.
"A cobrança dessas Pautas é permanente pelo nosso Centro Acadêmico, uma vez que visam claramente a melhora do nosso Curso, tanto da graduação, como da pós-graduação. Ela deve ser renovada sempre, diante da novas necessidades que surgem e diante daquilo que vamos conquistando, e contamos com as Assembleias de Curso para isso, onde os acadêmicos estão sempre levando as suas propostas. O Centro Acadêmico é sempre parceiro do Departamento nessas ações, compondo as Comissões de trabalho e dessa forma construindo um Curso cada vez melhor." , afirmou o Presidente Rafael Crozatti.
COMISSÃO DISCENTE
Anderson de Castro,
Beatriz Fernandes
Maria Eduarda Pequito,
Mateus Ramalho,
Rafael Crozatti,
Rafael Durlo.
Beatriz Fernandes
Maria Eduarda Pequito,
Mateus Ramalho,
Rafael Crozatti,
Rafael Durlo.
PROPOSTAS LEVADAS PELA COMISSÃO DISCENTE
1) Adequação das disciplinas de Matemática à realidade do nosso Curso. Aplicação dos modelos que serão vistos no decorrer da graduação (talvez nas disciplinas de Laboratório). Adoção de livros didáticos direcionados e modernos, além de adoção de Artigos. Mesmo que as disciplinas sejam lecionadas pelos Professores de outros Departamentos;
2) Melhor adequação dos Professores, alocando-os para as disciplinas afetas a sua formação, área de atuação e pesquisa;
3) Aquisição de novos livros, novas edições e aquisição de mais exemplares, tanto para a graduação como para a pós-graduação e adquirir softwares de ensino;
4) Implementação de uma Biblioteca Virtual. Cadastro de Livros, Artigos e demais materiais (elaborados pelos próprios Professores do DCO). Formulação de um Projeto para a construção de um espaço físico para a implementação de uma Biblioteca para a graduação e pós-graduação;
5) Abertura de concurso para Professores Doutores, em regime T-40 (dedicação exclusiva), com o intuito de melhorar a qualificação do quadro docente. Políticas permanentes de qualificação. Liberar Professores para capacitação;
5) Abertura de concurso para Professores Doutores, em regime T-40 (dedicação exclusiva), com o intuito de melhorar a qualificação do quadro docente. Políticas permanentes de qualificação. Liberar Professores para capacitação;
6) Recepção aos Calouros: Além do que há hoje, uma explanação sobre tudo o que será visto no curso, linhas de pesquisa e uma grande Aula Magna;
7) Incentivo a formação de grupos de Ensino e Pesquisa (debates sobre as mais variadas abordagens econômicas, escolas de Pensamento Econômico, Teorias Econômicas, culminando na publicação de Artigos, inclusive, para a melhoria do conceito da Revista de Economia da UEM.). Sugestão para a Coordenação por parte dos Professores;
7) Incentivo a formação de grupos de Ensino e Pesquisa (debates sobre as mais variadas abordagens econômicas, escolas de Pensamento Econômico, Teorias Econômicas, culminando na publicação de Artigos, inclusive, para a melhoria do conceito da Revista de Economia da UEM.). Sugestão para a Coordenação por parte dos Professores;
8) Mestrado Profissional: Buscar junto ao Governo fontes para o seu financiamento. Sem a criação de sobrecarga sobre os Professores da Pós-graduação. Alocar Professores da graduação que não estão lecionando na pós-graduação (sem sobrecarga) e contratação de profissionais do mercado;
9) Melhoria no conceito CAPES: Nota 5. Através da melhoria do currículo dos professores (qualis), aumentar o número de publicação. Publicação em trabalho conjunto com acadêmicos de graduação e pós-graduação;
10) Revista do Departamento: Melhorar a avaliação da Revista do Departamento. Publicação periódica, incentivo aos alunos da graduação e pós-graduação;
10) Revista do Departamento: Melhorar a avaliação da Revista do Departamento. Publicação periódica, incentivo aos alunos da graduação e pós-graduação;
11) Sugestão para que todos os acadêmicos que possuem bolsa (PIBIC/PIBIT/PIBID) sejam Monitores Voluntários com carga horária reduzida (totalizando às 20h semanais). Que a atuação seja na matéria que o mesmo já realiza a pesquisa;
12) Bolsa Monitoria para todas as disciplinas que possuem altos índices de reprovação e incentivo para que aumente o número de Monitores Voluntários (subsídio de inscrição em eventos internos organizados/financiados pelo DCO);
12) Bolsa Monitoria para todas as disciplinas que possuem altos índices de reprovação e incentivo para que aumente o número de Monitores Voluntários (subsídio de inscrição em eventos internos organizados/financiados pelo DCO);
13) Incentivar a criação de Artigos acadêmicos a partir de Projetos de Extensão/Ensino/Pesquisa (Conjuntura, Monitoria, Debate sobre Notícias Econômicas, Grupos de Pesquisa/Ensino/Extensão, CineUEM) contribuindo, inclusive, para a melhoria do conceito da Revista de Economia da UEM;
14) Verificar os editais/portarias abertas em todo o país (BNDES, Bancos, IPEA) para facilitar a escolha e adequação dos temas pesquisados pelos professores e acadêmicos;
14) Verificar os editais/portarias abertas em todo o país (BNDES, Bancos, IPEA) para facilitar a escolha e adequação dos temas pesquisados pelos professores e acadêmicos;
15) Discussão da Grade: Discussão de Corte de Laboratórios e/ou englobar os Laboratórios nas disciplinas a qual o mesmo se refere. Fortalecer com a liberação de carga horária as disciplinas Teóricas;
16) Avaliação por parte do Departamento: Sobre a implementação da nova grade, sua evolução. Verificar se o Projeto Pedagógico está sendo cumprido. Criação de uma Comissão com representantes discentes da graduação e da Pós-graduação, com conclusão dos trabalhos até 2014 (data em que teremos a formação da primeira turma da grade nova);
16) Avaliação por parte do Departamento: Sobre a implementação da nova grade, sua evolução. Verificar se o Projeto Pedagógico está sendo cumprido. Criação de uma Comissão com representantes discentes da graduação e da Pós-graduação, com conclusão dos trabalhos até 2014 (data em que teremos a formação da primeira turma da grade nova);
17) Contratação de Técnicos administrativos: Contratação imediata de 3 técnicos administrativos (em substituição aos que saíram). Cobrança junto a UEM. Um executivo para os dirigentes e dois para a secretaria da graduação;
18) Equipar salas de aula: Equipar todas as salas de aula com computadores (acesso a internet), kit multimídia, ar condicionado;
18) Equipar salas de aula: Equipar todas as salas de aula com computadores (acesso a internet), kit multimídia, ar condicionado;
20) Equipar Auditório: Equipar o Auditório-13 com cadeiras, ar condicionado, kit multimídia e som (microfone, mesa de som, auto falante), mesa central (para apresentações, debates, palestras), púlpito;
21) Equipar Laboratório da Pós-graduação: Adquirir computadores para o Laboratório da Pós-graduação;
21) Equipar Laboratório da Pós-graduação: Adquirir computadores para o Laboratório da Pós-graduação;
22) Curso de nivelamento: Curso de nivelamento de verão com enfoque principal nas disciplinas quantitativas. Possível parceria com outros Departamentos e/ou fornecimento de Monitores remunerados (acadêmicos do curso de Graduação e Pós-graduação-dentro do estágio obrigatório);
23) Comunicação: Reformulação do site do Departamento e da Pós-graduação. Disponibilizar todos os Projetos realizados pelo DCO e pela PCE, atualização constante do currículo lattes dos Professores e suas linhas de pesquisa. Parceria com o Centro Acadêmico. Disponibilizar todas as Resoluções “baixadas” pelo DCO;
24) Manutenção da Mostra de Profissões: Contudo, voltar a apresentação ao objetivo central de mostrar como o curso realmente é (disponibilizar a grade curricular do curso);
25) Política de Assistência Estudantil: (auxílio xerox, auxílio alimentação, auxílio material didático) Principalmente, para os alunos cotistas. Acompanhamento por parte da Coordenação (função pedagógica);
25) Política de Assistência Estudantil: (auxílio xerox, auxílio alimentação, auxílio material didático) Principalmente, para os alunos cotistas. Acompanhamento por parte da Coordenação (função pedagógica);
26) Buscar ampliação de ofertas de estágios junto a empresas da área: Direcionar um Coordenador específico para o estágio em empresas (sem que o mesmo tenha outras atribuições administrativas;
27) Feira de Empregos/Oportunidade de Estágios: Parceria com empresas de Maringá e região, com a ACIM. A idéia central é proporcionar aos acadêmicos oportunidades de atuação no mercado de trabalho. As empresas em uma Feira com data específica viriam até a UEM (ou em local específico) e trariam aos nossos acadêmicos as suas vagas e demandas para preenchimento. Aproximação entre a Instituição de Ensino e o Mercado de Trabalho;
27) Feira de Empregos/Oportunidade de Estágios: Parceria com empresas de Maringá e região, com a ACIM. A idéia central é proporcionar aos acadêmicos oportunidades de atuação no mercado de trabalho. As empresas em uma Feira com data específica viriam até a UEM (ou em local específico) e trariam aos nossos acadêmicos as suas vagas e demandas para preenchimento. Aproximação entre a Instituição de Ensino e o Mercado de Trabalho;
28) Internacionalização do curso de graduação e da Pós-graduação: Contratação de Professores visitantes, incentivo e políticas de intercâmbio acadêmico. Parcerias diretas entre o DCO e outros Centros estrangeiros e nacionais;
29) Equipar melhor algumas salas de aula do primeiro andar, com a finalidade de atender as necessidades de estudos dos alunos da pós-graduação e da graduação;
Comissão nomeada pela Resolução nº. 019/12-DCO
O Prof. Dr. NATALINO HENRIQUE MEDEIROS, Presidente da Comissão nomeada pela Resolução nº 019/12-DCO, no uso de suas atribuições,
CONVOCA os professores, técnicos-administrativos do Departamento de Economia (DCO), acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e comunidade em geral, para a sessão pública de apresentação dos trabalhos conclusivos da comissão local, referentes ao PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) 2012-2016.
DIA: 24/05/2012 (quinta-feira)
HORÁRIO: 13h30min em 1ª. Convocação;
LOCAL: Auditório 01, Bloco C-34, Campus Sede da UEM.
29) Equipar melhor algumas salas de aula do primeiro andar, com a finalidade de atender as necessidades de estudos dos alunos da pós-graduação e da graduação;
30) Criar um espaço de convivência entre os alunos da graduação e da pós-graduação para intercambio entre os alunos, visando humanizar o bloco com sofás, cadeiras nos corredores e embelezar o nosso bloco.
Atendendo a Resolução N° 29-2011 COU, segue o edital abaixo:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Comissão nomeada pela Resolução nº. 019/12-DCO
O Prof. Dr. NATALINO HENRIQUE MEDEIROS, Presidente da Comissão nomeada pela Resolução nº 019/12-DCO, no uso de suas atribuições,
CONVOCA os professores, técnicos-administrativos do Departamento de Economia (DCO), acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e comunidade em geral, para a sessão pública de apresentação dos trabalhos conclusivos da comissão local, referentes ao PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) 2012-2016.
DIA: 24/05/2012 (quinta-feira)
HORÁRIO: 13h30min em 1ª. Convocação;
14h00 em 2ª. Convocação.
LOCAL: Auditório 01, Bloco C-34, Campus Sede da UEM.
Um pouco mais sobre o PDI
Proposta de PDI para o período 2012 - 2016
EIXOS TEMÁTICOS
No PDI 2006-2010 os objetivos foram criados com base em 12 eixos temáticos, a saber:
• ensino de graduação;ensino de pós-graduação;
• educação básica;
• pesquisa;
• extensão, cultura e prestação de serviços;
• assuntos estudantis;
• gestão;
• recursos humanos;
• captação de recursos financeiros;
• comunicação;
• infraestrutura - equipamentos;
• infraestrutura - obras.
Após a avaliação das ações realizadas entre 2006 e 2010, observou-se que os objetivos de alguns eixos existiam apenas para subsidiar as ações de outros. Exemplos disso são os eixos recursos humanos e infraestrutura. Todas as ações dessas áreas foram definidas para apoiar direta ou indiretamente as metas dos eixos: ensino, pesquisa e extensão, que são as atividades-fim da Instituição.
Dessa forma, na nova metodologia propõe-se que os objetivos de algumas áreas passem a ser incorporados como ações dos eixos principais no novo PDI, com os seguintes temas:
• consolidação e expansão da graduação;
• consolidação e expansão da pós-graduação;
• consolidação da UEM como instituição de pesquisa;
• atividades de extensão e cultura;
• gestão e estrutura organizacional.
Todas as propostas agregadas aos eixos temáticos devem estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI).
Consolidação e Expansão da Graduação
A criação de campi, de novos cursos e o aumento do número de vagas devem ser debatidos tendo como referencial o papel da Universidade Estadual de Maringá junto à comunidade regional, levando em consideração as necessidades estruturais e de recursos financeiros.
A graduação deve pautar-se no PPI para propor a formação de pessoas competentes para atuarem diante de um mercado de trabalho competitivo e inovador e como cidadãos contribuintes para o desenvolvimento regional e nacional.
Consolidação e Expansão da Pós-Graduação
A criação de novos programas de pós-graduação lato e stricto sensu devem estar centrada no PPI e ser analisada com vistas à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação docente e técnico-administrativa, na formação de capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade regional e nacional.
Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa
A expansão da graduação e pós-graduação embasada no PPI leva naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao desenvolvimento da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das condições de vida do cidadão.
Atividades de Extensão e Cultura
Avaliar como as atividades de graduação e de pós-graduação e de pesquisa podem ser disponibilizadas para a comunidade externa. Estabelecer uma política, geradora e preservadora de valores culturais junto à comunidade regional e nacional.
Gestão e Estrutura Organizacional
Atualização da estrutura organizacional e administrativa diante de uma nova gestão acadêmica objetivando melhorar a qualidade, eficácia, eficiência e efetividade do ensino, da pesquisa e da extensão.
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