quarta-feira, 23 de maio de 2012

Economia UEM Debate: HOMOFOBIA: “Exemplos rotineiros que passam desapercebidos”




Lembrando que dia 10/05 o Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira, em sua Reunião Ordinária colocou o combate a Homofobia na Agenda do nosso CA. 

Ao introduzir o tema, menção aos dados divulgados pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) se faz mais que necessário para divulgação que refletem a situação de barbárie, onde 266 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil no ano passado. (o GGB acompanha os casos desde a década de 1970).

Houve crescimento pelo sexto ano consecutivo e, de acordo com o Grupo, 2012 deve registrar novo recorde. Isso porque, nos três primeiros meses deste ano, já houve 106 assassinatos. Os dados divulgados pelo GGB se baseiam em notícias sobre os crimes veiculadas em jornais e na internet. De acordo com o relatório, a maior parte dos assassinatos foi contra gays (60%), seguido de travestis (37%) e lésbicas (3%).

Diante de tal cenário, o Centro Acadêmico de Economia se compromete em ser instrumento de divulgação de ações tão importantes como as vistas na Semana Maringaense de Combate à Homofobia, que visa no nosso ponto de vista, antes de tudo, o enriquecimento político em torno da discussão, em uma semana cheia de atividades.

Além disso, na reunião foi deliberado que ações diretas que visem fomentar esse Debate deverão ocorrer nas próximas semanas, promovidas pelo próprio CA em parceria com outras organizações.
Desta forma convidamos o palestrante convidado a compor a mesa e tomar a palavra com a intenção de nos esclarecer a respeito de casos, que infelizmente são rotineiros e que passam desapercebidos ou mesmo ignorados.

Foto da capa

PALESTRANTE:


Rodrigo Pedro Casteleira

Possui graduação em Filosofia pela UEM, especialização em Religião e Cultura no Ensino de História do Brasil pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, também especialista em História e Humanidades UEM. Mestrando em Ciências Sociais com o tema: O envelhecimento na pessoa trans.

Atualmente é Professor estadual de filosofia do ensino médio, professor de estética e filosofia da linguagem da Faculdade Apucarana Cidade Educação, FACED. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase principalmente nos seguintes temas: danças, filosofia, arte e educação, sexualidade, religião e cultura.



2 comentários:

Oscar Felipe R. Ribeiro disse...

Que iniciativa bacana do CAECO, quisera eu que houvessem membros assim interessados em outras áreas na minha época de graduação, pois só assim teria me interessado em ingressar no centro acadêmico. PARABÉNS PESSOAL!

Oscar Felipe R. Ribeiro disse...

Nossa! Que iniciativa bacana do CAECO, quisera eu na minha época de graduação ter membros do mesmo com tais ideologias e interesses, pois só assim teria me sentido motivo a fazer parte do Centro Acadêmico. Mas enfim, parabéns moçada...!