quinta-feira, 27 de junho de 2013

No CEEB de hoje o CAECO votará pela revogação da Resolução 106/2013-CAD






Presente e contribuindo nas discussões o Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO) estará hoje no Conselho de Entidades Estudantis de Base (CEEB) somando forças com todos os Cursos da nossa Universidade e Convocamos a todos os Estudantes de Economia para estarem presente. O CAECO  Defenderá hoje no CEEB:

1) A contratação imediata de todos os Professores Efetivos que UEM tem por direito e as expansões necessárias, reflexo do crescimento da Instituição! 

2) E a revogação imediata da Resolução 106/2013-CAD.

via ASC/CAECO




CEEB irá aprovar recurso contra a Resolução que reduz o número de Professores Temporários na UEM 
Hoje (quinta-feira, 27 de junho), o Conselho de Entidades Estudantis de Base (CEEB), formado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Centros Acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), irá se reunir para aprovar o recurso a ser encaminhado ao Conselho de Administração (CAD) da UEM, contra a Resolução 106/2013-CAD (Dispõe sobre contratação temporária de docente, prorrogação de contratos, realização de teste seletivo e dá outras providências), que reduziu a carga horária para efeito de contratação de docente temporário de vários Departamentos (em relação ao 1º semestre) e consequentemente o quantitativo de Professores Temporários da Instituição para o 2ª semestre deste ano. Se mantida essa decisão, a universidade terá quase 80 Professores a menos no próximo semestre em sala de aula.

A votação dos pareceres que deram origem a Resolução 106/2013-CAD se deu na última quinta-feira (20) e no dia seguinte o Diretório Central dos Estudantes e os Centros Acadêmicos já debatiam dentro das Pautas Internas da UEM, medidas para reverter esse quadro, em reunião realizada no bloco C-34. A rápida ação do Movimento Estudantil da Universidade, ainda que em um período de férias e de outras Mobilizações, foi fundamental, pois possibilitou a compreensão de todo cenário colocado e a organização de medidas a serem tomadas.

Na última segunda-feira (24), novamente, a Comunidade Acadêmica, em especial a Discente, através do DCE; CAs; Estudantes; se reuniram para debater exclusivamente esse tema. Foram discutidas todas as Resoluções internas da UEM e as Leis/Decretos estaduais e a conjuntura política pertinente e que culminou na Resolução 106/2013-CAD. A UEM possui por Lei (acrescida em 2010) 1.690 Professores Efetivos, contudo, na prática ela conta com 1.1312, o que representa: 378 Professores a menos do permitido pelo próprio Governo, ou seja, o número de Professores Temporários na UEM significa na prática uma reposição do quadro de Efetivos não contratados. Para o Governo é vantajoso os Temporários (tanto que ele vem pagando), uma vez que os mesmos dão mais aulas e ainda possuem vínculo e despesas previdenciárias, por exemplo, distintas dos Efetivos. O aumento no número de Temporários na UEM, além, de representar uma clara precarização do trabalho; representa também uma precarização da própria Instituição, pois reduz as possibilidades de desenvolver pesquisa, ensino e extensão, sem contar na queda da qualidade das aulas, devido a grande quantidade de ementas absorvidas pelo mesmo Professor.

O cenário que já era ruim ficou ainda pior, agora além da não contratação dos Professores Efetivos, perderemos quase 80 Professores Temporários!  A votação no CAD ficou empatada em 5x5, sendo um dos 5 votos contrários a redução do número de Professores o da Representação Discente que temos naquele Conselho, exercida pelo Rafael Crozatti (temos apenas uma cadeira), coube ao Reitor a decisão, ele ao contrário da Comunidade Acadêmica que o elegeu, optou pela redução.

via MOVIMENTE-SE UEM  


Nenhum comentário: