sexta-feira, 7 de junho de 2013

Semana Ambiental discute sustentabilidade da UEM





Foi aberta, nesta quarta-feira (5), a IV Semana Ambiental da Universidade Estadual de Maringá. A promoção é da Comissão Ambiental da UEM (Cauem), que realizou a cerimônia de abertura às 19 horas, na Fadec, em parceria com o Proação Ambiental. Nesta sexta (7), o destaque na programação é o debate sobre a transposição do câmpus da UEM, que foi transferido para o auditório do Dacese. 


A IV Semana Ambiental da UEM marca as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente e a continuidade do processo de busca da sustentabilidade na Universidade, sobretudo, pela importância da aprovação da sua Política Ambiental, que foi entregue ao reitor esta semana. É também um momento de fortalecimento entre os diversos segmentos da UEM que têm a temática socioambiental como foco principal de suas ações.

A mesa de abertura contou com o chefe de Gabinete, Maurício de Melo, representando o reitor Julio Santiago Prates Filho; o presidente da Cauem, professor Marino Elígio; o vice-prefeito de Maringá, Claudio Ferdinandi; o secretário municipal de Meio Ambiente, Humberto Crispim; e o Diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Correa.

Em linhas gerais, o evento promove debates sobre os assuntos mais polêmicos em termos ambientais na UEM. Após a cerimônia de abertura, foi realizada a entrega do Plano de Manejo do Parque Cinquentenário à prefeitura de Maringá. O Parque é uma Unidade de Conservação Ambiental que foi entregue aos cuidados da Universidade, sob a coordenação da professora do Departamento de Biologia, Ana Lúcia Olivo Rosas, que vem realizando diversas pesquisas científicas no local. 

A Cauem ainda aproveitou a ocasião para lançar a segunda etapa do processo de educação ambiental dentro da Campanha de Responsabilidade Socioambiental: Rumo à Sustentabilidade da UEM. ”A primeira fase atuou dentro das salas de aula. Agora, vamos atuar em outros ambientes da UEM. Criamos uma mascote que é personagem de cartazes que vão reproduzir pelo câmpus gestos simples que podem gerar grandes resultados para a comunidade universitária em termos ambientais”, explicou o presidente da Cauem, Marino Elígio. Nesta sexta-feira (7), às 19h30, haverá o debate A Transposição do Câmpus Sede e a Sustentabilidade da UEM: os efeitos da questão viária envolvendo o câmpus sede e o município, no auditório do Dacese. Participam Hélio Silveira (Estação Climatológica), Márcio Rocha (Mobilidade), Celene Tonella (Processo de Transposição) e Marino Elígio Gonçalves (Processo de Aprovação pelo COU da Resolução que Cria a Política Ambiental da UEM).  

UEM

Nenhum comentário: