sábado, 22 de junho de 2013

Relato da reunião de ontem (21) na UEM







Na última sexta-feira (21), por iniciativa de alguns Centros Acadêmicos (CAs) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de Estudantes da Instituição, tendo a participação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi realizada uma Reunião para Levantar as Pautas dos Cursos da UEM e discutir sobre as manifestações que estão ocorrendo em Maringá e no Brasil.

A Reunião contou, em sua maioria, com a participação de Estudantes dos mais variados Cursos da UEM e também com Professores e membros da Comunidade maringaense, Movimentos Sociais e entidades representativas. A pluralidade dos participantes resultou em uma rica discussão, ultrapassando de forma positiva, o foco central que era Levantar as Pautas dos Cursos da UEM.

A Reunião foi aberta pelos Centros Acadêmicos de Comunicação e Multimeios, Medicina, Engenharia Civil e Economia, que mediaram e introduziram os trabalhos.

Todos os Centros de Ensino tiveram estudantes participando. Inicialmente, a Comunidade Acadêmica relatou as dificuldades vividas na Universidade. No segundo momento, o debate se deu sobre as manifestações que vem ocorrendo pelo Brasil e, por fim, foram feitos os encaminhamentos.

É salutar destacar que os pontos que apontaremos, serão submetidos às instâncias de deliberação do Movimento Estudantil em suas Assembleias de Curso, Conselho dos Centros Acadêmicos e do Diretório Central e Assembleia Geral, ainda assim, já dão um parâmetro da urgência de voltarmos com a mobilização na Universidade, tendo em vista o conteúdo das reivindicações e reflexões.





PAUTAS: UEM

1)    REPOSIÇÃO: Do quadro de Professores Efetivos e dos Técnicos Administrativos.

2)  INFRAESTRUTURA: Levantamento das necessidades em todos os Campi da UEM, além de acompanhar o andamento das atuais obras e a qualidade das concluídas. A Universidade expandiu nos últimos anos e a sua estrutura física também não acompanhou esse crescimento, seja para a estrutura administrativa, como salas de aula, laboratórios e até mesmo a nossa biblioteca.

3)  RESGATAR AS PAUTAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DA REITORIA: Verificar quais foram contempladas. É válido ressaltar que essa Pauta foi construída pelos Cursos da UEM em 2011.

4)  CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO, PRORROGAÇÃO DE CONTRATOS E REALIZAÇÃO DE TESTE SELETIVO PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 E ESCLARECIMENTO SOBRE A RESOLUÇÃO 020/20013-CAD: Um tema na Agenda do dia na Universidade que muitos Estudantes e toda a Comunidade estão preocupados, tendo em vista os impactos apontados na rotina de muitos Cursos.

5)   ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Visando o acesso e permanência dos Estudantes na Universidade. É válido ressaltar que hoje no Paraná não existe nenhuma Lei que garanta Assistência Estudantil, a elevada evasão é uma das consequências dessa ausência.

6)  AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO DOS PRAZOS/FISCALIZAÇÃO DO PDI DA UEM: O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que identifica a Instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe e às diretrizes pedagógicas baseadas no PPI. O PDI 2012 – 2016 da UEM foi elaborado, baseado em cinco eixos temáticos: consolidação e expansão da graduação; consolidação e expansão da pós-graduação; consolidação da UEM como instituição de pesquisa; atividades de extensão e cultura; e gestão e estrutura organizacional.

7) AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA UEM E MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA: O Orçamento da UEM não acompanha o seu crescimento e suas demandas, nos últimos ele diminuiu (ao menos a Verba de Custeio e os recursos para Investimento), notamos que o financiamento da Universidade que deveria ser Público, começa a ser substituído por uma série de Taxas, Mensalidades, Vestibular, dentre outros. Precisamos de mais recursos para a Educação Pública, contudo, destaca a necessidade de abrimos as contas da UEM para apontar o tamanho dessa necessidade.


PARA A MANIFESTAÇÃO DESTE SÁBADO (22) FOI SUGERIDA A UNIFICAÇÃO DE ALGUMAS PAUTAS.

1)  UM NOVO MODELO DE TRANSPORTE URBANO. Não houve consenso em relação a qual Modelo; Estatização; Quebra do Monopólio; Estudo de viabilidade. Ficou claro que atual situação é insustentável e que esse debate deve ser acompanhado de uma ampla discussão sobre Mobilidade Urbana.

2)    MAIS INVESTIMENTO PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA: Acesso e permanência.

3)    PASSE LIVRE ILIMITADO: Para Estudante desempregado.

4)   LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: Defesa do direito de Manifestação de todos os Movimentos Sociais, como princípio democrático. Que todos tenham o direito de levantas as suas bandeiras.


Temas como: Reforma Política, Reforma Tributária e todos os serviços Públicos, Saúde e Segurança, por exemplo, também foram lembrados. Além deles, a mudança da destinação da outorga onerosa em Maringá, a proposta de isenção do ISS para TCCC e outras Pautas locais, deixam clara a necessidade um aprofundamento das reivindicações.



ENCAMINHAMENTOS:

1)  PARTICIPAÇÃO NA MANIFESTAÇÃO DESTE SÁBADO: Levando as Pautas que foram unificadas, apontadas anteriormente.

2)   REUNIÃO SEGUNDA-FEIRA (24) 18H00 NO AUDITÓRIO DO BLOCO C-34 (ECONOMIA): Para tratar com a Comunidade Acadêmica especificamente da Contratação de professor temporário, prorrogação de contratos e realização de teste seletivo para o 2º semestre de 2013 e esclarecimento sobre a resolução 020/20013-CAD.

3)   REUNIÃO TERÇA-FEIRA (24) 18H00 NO AUDITÓRIO DO BLOCO C-34 (ECONOMIA): Para tratar e aprofundar as Pautas dos Cursos e de toda a UEM e planejar um calendário de Mobilização para a volta das aulas.


Foi apenas o primeiro encontro e certamente muitas Pautas devem ser incluídas e/ou revistas. Desta forma, convidamos toda a Comunidade para participar das próximas reuniões. 

Convocamos também os Centros Acadêmicos para se juntarem nessa Frente de CAs e com o Diretório Central dos Estudantes.

Nenhum comentário: