quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto da UEM vence concurso nacional de inovação tecnológica




Um projeto desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UEM, Rafael Germano Dal Molin Filho, foi o primeiro colocado na quinta edição do Prêmio Caixa de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil. A cerimônia de entrega da premiação foi no último dia 29, durante o jantar da 6ª Festa em Comemoração ao dia da Indústria, em Londrina.


Intitulado Concreto autoadensável com cinza do bagaço da cana-de-açúcar, o projeto fez parte da pesquisa de mestrado de Molin Filho no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU) da UEM, sendo orientado pelo professor Romel Dias Vanderlei, do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UEM. O 2° lugar ficou com o projeto Linha de montagem para produção de habitações em light steel frame, da UFSCar e, em 3° lugar, o projeto Bicicleta movida a ar, da UFPR. 

O trabalho de Molin Filho ainda contou com a colaboração de dois alunos de graduação do curso de Engenharia Civil, Lucas Seemann Kim e Otávio Tadashi Quadros Watanabe, que desenvolveram seus projetos de iniciação científica (PIC), e ainda com a colaboração de dois alunos do PEU, os engenheiros Marisa Fujiko Nagano e Hugo Sefrian Peinado. Os pesquisadores fazem parte do Grupo de Desenvolvimento e Análise do Concreto Estrutural (GDACE), liderado pelo professor Romel Dias Vanderlei.

A dissertação de mestrado do professor Rafael Germano Dal Molin Filho, com o resultado da pesquisa, pode ser consultada na página do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana.

UEM

Nenhum comentário: