quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sucesso do Eaic creditado às inovações e ao empenho





O sucesso da 21ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), realizado na UEM, de 9 a 11 deste mês, é creditado pela diretora de Pesquisa, Valéria Neves Domingos Cavalcanti, às inovações implementadas e ao empenho da comissão organizadora e dos colaboradores. Uma delas foi a inserção do evento no calendário acadêmico da instituição para que os alunos pudessem participar efetivamente do Eaic. Para Cavalcanti, a iniciativa teve como objetivo criar uma cultura de participação em eventos científicos pelos alunos. A intenção era que eles conhecessem novos temas e novos caminhos e assistissem a novas palestras. A professora lembra que anteriormente os bolsistas apenas apresentavam seus projetos e, agora, foram incentivados a interagirem com os colegas. 

Nesta edição, a frequência dos alunos foi monitorada por meio eletrônico e a atividade poderá valer como ACC.


Como a UEM instituiu recesso acadêmico no período, os estudantes puderam frequentar as sessões de apresentação oral. As atividades contaram com a presença inclusive de professores da rede pública e acadêmicos de outras IES. Outra diferença foi o Comitê Externo do CNPq que teve sua composição alterada e ampliada. Agora são sete pesquisadores do CNPq de outros estados. O Comitê avalia o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), os projetos e o Eaic. Outra inovação implantada este ano foi a decisão de eliminar as sessões de pôster e realizar as apresentações orais. Uma iniciativa que surpreendeu o Comitê Externo que considerava impossível lidar com um número tão grande de apresentações orais com o resultado obtido (foram 3.275 trabalhos inscritos de todas as universidades estaduais do Paraná). Cavalcanti também comenta o sucesso da Exposição Matemativa, coordenada pelo professor João Jerônimo, que desmistifica a Matemática como algo apenas abstrato e a coloca no mundo real e prático. 

A solenidade de abertura contou com a presença de cerca de mil pessoas e de autoridades. Os 3.275 trabalhos inscritos são resultantes de projetos de iniciação científica ligados ao Pibic, promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Araucária.  E ainda de bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social e IC voluntário. Paralelamente, foi promovido o 2º Eaiti, cujo objetivo foi o de proporcionar um espaço adequado para a apresentação dos resultados obtidos pelos jovens pesquisadores que realizam projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti-CNPq). 

Mais informações sobre os eventos no site www.eaic.uem.br.

via UEM

Nenhum comentário: