sábado, 6 de outubro de 2012

HUM relembra brincadeiras inesquecíveis na Semana da Criança




HUM relembra brincadeiras inesquecíveis na Semana da Criança

Começa na segunda-feira (8) a Semana da Criança do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Os pequenos pacientes serão convidados a uma viagem ao tempo de brincadeiras inesquecíveis, como amarelinha, bola de gude, pião, pipa, passa anel e cantigas de roda. A sexta edição do projeto, batizada de Memórias e Vivências de Infância, foi inspirada na série Brincadeiras de Criança, do artista plástico carioca Ivan Cruz. Suas obras ilustram o cartaz do evento.


Estudantes de Medicina apresentarão às crianças, na quarta-feira, o Hospital do Ursinho. A idéia é mostrar a elas que hospital é um local de cuidados, dissociando a imagem de um lugar de dor e sofrimento.  Na sexta-feira, a comemoração elas ganharão brinquedos.
Na abertura do evento, na segunda, haverá crianças com figurinos de personagens literários, além de duas bailarinas que apresentarão a programação das atividades e convidarão todos para uma viagem das “doces lembranças”. Após a abertura, terá início o Varal de Poesias onde serão lidos poemas enfocando a temática. Na sequência haverá interpretação dos poemas através de desenhos e os participantes ficarão livres para produzir versos sobre o tema.
Na terça-feira, a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras será itinerante, levando jogos e brincadeiras infantis de antigamente até as crianças internadas na Pediatria (ala de internamento e Pronto Socorro) e as que estiverem em consulta no Ambulatório de Especialidades. Também será oferecida uma Oficina de Confecção de Bilboquê, utilizando garrafas pet.
Na quarta-feira, será a vez da Contação de Histórias, denominada de Histórias e Encantos. A música, principalmente as cantadas nas brincadeiras de roda (Escravos de Jó, Ciranda Cirandinha, Atirei o pau no gato, A linda rosa juvenil, A galinha do vizinho, A canoa virou, Eu entrei na roda, Cachorrinho está latindo, O meu chapéu tem três pontas, Pai Francisco, Pirulito que bate bate, Samba Lelê, Se esta rua fosse minha, entre outras) farão parte da programação da quinta-feira.
Organização
A Semana da Criança do HUM é um evento de extensão organizado por setores do hospital (Centro de Assessoria Técnica Científica, Diretoria de Enfermagem, Serviço de Psicologia Hospitalar, Serviço de Documentação Científica e Áudio Visual,  Serviço de Nutrição e Dietética), da UEM (Assessoria de Comunicação Social, Diretoria de Cultura, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Projeto de Extensão Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada, Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Infantil) e por programas institucionais como o SAREH, da Secretaria da Educação do Paraná.
via UEM

Nenhum comentário: