terça-feira, 15 de janeiro de 2013

UMUARAMA: Após Luta Estudantes terão bloco de 5 pavimentos






*Notícia de 2012 (final do ano) 
Vale o registro pelo nosso Blog em função da importância da conquista!

No começo deste mês os estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tiveram outra ótima notícia. Anunciado em reunião do Conselho de Administração (CAD) no dia 5 de dezembro, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal e o Reitor da UEM, Professor Júlio Santiago Prates Filho assinaram na mesma semana um convênio no valor de R$4,1 milhão para a construção do novo bloco de aula para o campus de Umuarama/Centro de Tecnologia. 

A obra que contará com estrutura para 5 pavimentos, terá inicialmente 3 e uma área de 3.600 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de professores e setor administrativo.

O objetivo é concluir esta primeira etapa em 2013 e, em seguida, deverá ser concluído o auditório os demais pavimentos. A obra deverá ser licitada no início do próximo ano.

Para o Diretor Professor Osvaldo José dos Santos, que participou do ato da assinatura em Maringá e da audiência em Curitiba, é uma grande conquista para o campus. “Estamos procurando melhorar a estrutura para oferecermos melhores oportunidades de aprendizado para os nossos alunos”, disse.

Um aspecto importante é que ao contrário do que acontecia anteriormente, hoje, os recursos destinados para obras na UEM são destinados para a construção de blocos de sala de aula e laboratórios, uma lógica defendida pela Movimente-se. 


MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES FOI FUNDAMENTAL NA CONQUISTA
É importante recordar uma matéria publicada no dia 29 de julho de 2012

Formando profissionais de primeira classe há dez anos, o Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) precisa de ampliação na estrutura física, além da contratação de professores efetivos. O crescimento da instituição não acompanhou a demanda de cursos e alunos. Por isso, mais de mil universitários vão realizar um protesto visado chamar a atenção do Governo Estadual para a necessidade de melhorias.

De acordo com o grupo de estudante, o protesto acontecerá durante toda a terça-feira (31) e também uma passeata será feita às 16h no centro da cidade até a prefeitura. “Devido às péssimas condições de estrutura e falta de professores, que a UEM está oferecendo no Câmpus de Umuarama – sede e fazenda – vamos paralisar a instituição e sair na rua pedindo melhorias”, informou o aluno de engenharia Ivan Marques.

A comissão formada de cinco alunos, que atendeu a reportagem, informou a necessidade de construção de mais salas de aulas; como melhorias das existentes, biblioteca, laboratórios e a falta de professores efetivos para diversos cursos. Com a implantação dos cursos de engenharias cresceu o número de alunos e com isso a necessidade de ampliação da instituição em Umuarama.

“No ano que vem, sabemos que o Câmpus de Umuarama terá 12 turmas de engenharias e só temos apenas 10 salas de aulas. Nossa biblioteca é defasada, não tem acervo para pesquisar as disciplinas especificas e também não podemos retirar esses livros. Além disso, não temos professores efetivos e sem esses profissionais não podemos pedir verba para projetos de extensão e pesquisa. Muito menos apresentar nossos projetos em conferências”, informaram as alunas Marcela Scarassatti, Ana Carolina Barizon e Thays Tsuji.

Segundo o aluno Reinaldo Vendrame a falta de incentivo do governo e o maior problema da instituição. “Não temos incentivo à educação. O Governo Estadual cortou verbas. Já que estou na melhor universidade do Paraná, queremos sair daqui com aprendizagem com conhecimento. Não apenas com diploma”, exclamou o universitário. 

Diretoria do Campus 

Segundo o diretor Câmpus da UEM/Umuarama, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, a diretoria apóia os alunos e ressalta que todas as reivindicações já foram encaminhadas, há mais de um mês, e a diretoria está aguardando uma decisão do Governo do Estado. “Tudo que os alunos pediram já foi encaminhando para o Secretaria de Educação do Estado. Estamos esperando uma decisão do governo. Com a inclusão dos cursos de engenharias o campus de Umuarama está precisando de ampliação, como outros cursos também precisam de assistência”, diz.
 
O professor ressaltou que foi pedida a construção de 22 laboratórios; como a contratação de técnicos para o funcionamento dessa estrutura, a construção de uma biblioteca e a contratação de mais professores para vários cursos. “Estamos aguardando a posição do governo. Ao nosso lado temos o deputado federal Osmar Serraglio que sempre nos apóia e vamos lutar por essas conquistas”, noticiou. 


Câmpus Fazenda 

Dos Santos também argumentou a necessidade de melhorias no câmpus fazenda, onde estão os cursos de Veterinária e Agronomia. “Precisamos de mais salas para o curso de veterinária e melhorias nos laboratórios. Hoje a UEM/Umuarama conta com 1.100 alunos nas disciplinas presenciais e mais 800 alunos à distância. Não abrimos mais cursos à distância pela falta de estrutura”, finalizou.

 
PARABÉNS aos Estudantes de Umuarama pela Conquista!!!

Vale a pena Lutar? 


via Movimente-se UEM
Diretório Central dos Estudante da Universidade Estadual de Maringá

Nenhum comentário: