domingo, 22 de abril de 2012

Eleições CSA 2012: Comissão Eleitoral responde Ofício do Centro Acadêmico de Economia




Na última sexta-feira (20 de abril de 2012) o Centro Acadêmico de Economia da Universidade Estadual de Maringá encaminhou para a Comissão Eleitoral Instituída pela Portaria nº 002/2012 - CSA que normatiza o processo eleitoral para a Eleição de Diretor e Diretor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas um Ofício solicitando que a mesma se manifestanta-se em relação ao Debate Eleitoral organizado pelo Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) (Direito-UEM). 

É válido recordar no nosso Blog Ofício enviado para a Comissão Eleitoral do CSA a nossa Nota completa.

Desde já agradecemos a referida Comissão Eleitoral pela prontidão na resposta.

Na visão do nosso Centro Acadêmico cabe a Comissão Eleitoral, composta por representantes dos Professores, Funcionários e Acadêmicos normatizar e conduzir todo o processo eleitoral, de maneira neutra e legítima. Diante desta prerrogativa entendemos que cabe a referida Comissão Eleitoral organizar um Debate Eleitoral, que como historicamente reconhecemos ser esse um espaço importante de confronto de ideias e da Democarcia.

Contudo, para que um Debate seja Democrático ele deve ser construído de forma Democrática, o que no nosso entender não foi o que aconteceu. Na Nota citada acima (link) explicitamos todo o processo de sua construção.

Reconhecemos o direito do  Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) (Direito-UEM) de organizar tal evento, inclusive, da forma como ele achar que seja adequado, seja, como foi, excluindo desse processo os acadêmicos de Ciências Econômicas da nossa Instituição, representados legitimamente por nosso Centro Acadêmico e os demais, uma vez que em seu Convite consta a sua exclusiva promoção.

Interpretamos que a nossa Soberania também foi desrespeitada ao constar no meios de comunicação os acadêmicos de Ciências Econômicas, cuja representação compete a nós e sob interpretação subjetiva podemos entender que fazíamos parte de sua organização (do Debate). Se não bastasse, na mesma sexta-feira nos deparamos com isso:



Mesmo sabendo desde quarta-feira (18 de abril de 2012) que não concordávamos com a forma que se dava a organização do Debate Eleitoral o  Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) (Direito-UEM) publicou no nosso mural do facebook o visível Convite, nos vinculando de maneira indevida, novamente e nos desrespeitando enquanto entidade representativa.

O Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) (Direito-UEM) sabia da dificuldade da participação de umas das Chapas no seu Debate Eleitoral (devido a conflito de Agenda), ainda assim insistiu na data proposta, sendo que consta em seu Regimento para o Debate:


Da ocorrência do debate
O Debate Eleitoral terá início havendo ao menos 1 (uma) das chapas, mesmo que com apenas 1 (um) representante.

ou seja: A real discussão que se dá pelo Debate de ideias estava comprometida desde a semana passada, ainda assim, houve a insistência na data. O Regimento normatizou um Debate de uma Chapa apenas, por intermédio de suas Regras e em função do contexto que mencionamos acima.


Segue o Ofício nº 002/2012 - da Comissão Eleitoral Instituída pela Portaria nº 002/2012 - CSA que normatiza o processo eleitoral para a Eleição de Diretor e Diretor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas:


Como a Comissão deixa claro:

"... informamos que o Debate Eleitoral organizado pelo Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (Direito UEM) NÃO É DE COMPETÊNCIA DESSA COMISSÃO ELEITORAL, SENDO DE INICIATIVA PRIVATIVA DO REFERIDO CENTRO ACADÊMICO".

Como já apontamos:

1) O Debate Eleitoral não foi construído de maneira Democrática;

e agora, 

2) A Comissão destaca a sua não participação na organização, sendo que na nossa já destaca leitura caberia a ela a prerrogativa de normatizar o pleito com o intuito de não ocorrer os desvios de neutralidade, como ocorreu.

Concluímos e nos manifestamos:

NÃO RECONHECEMOS ESSE DEBATE ELEITORAL. 

Diante de tais acontecimentos em Reunião Extraordinária do nosso Centro Acadêmico realizada na sexta-feira às 17h30, foi deliberado que:

Todos os membros da Diretoria e Colaboradores estão liberados para declarar apoio para qualquer uma das Chapas concorrentes. Anteriormente havíamos deliberado neutralidade.

Somos um Centro Acadêmico de índole pacífica e Democrática, contudo, não admitimos o desrespeito da nossa Soberania por entender que ela é uma das bases do Estado de direito que achamos crucial para as relações institucionais.

Respeitamos o Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) (Direito-UEM)  com quem mantivemos durante a nossa Gestão sempre uma ótima relação, que queremos manter.

Estamos a disposição de qualquer esclarecimento e aberto para o Debate.

Aos nosso Acadêmicos que representamos fica o prometido esclarecimento diante dos fatos e a manutenção da nossa Soberania.





Nenhum comentário: