terça-feira, 3 de abril de 2012

ATO pela retomada das Pautas da Ocupação "Manuel Gutiérrez" (28 de março) - Centro Acadêmico de Economia: PRESENTE



No último dia 24 de marçofoi realizado um C.E.E.B ( relembre em nosso Blog C.E.E.B (Conselho Estudantil de Entidades de Base) neste Sábado (24/03) às 14h00 ) tendo como Pauta central a reabertura do diálogo com a Reitoria no que tange ao cumprimento das Pautas de reivindicação da Ocupação "MANUEL GUTIÉRREZ acordadas no ano passado. Tanto o Reitor da UEM, Professor Júlio Santiago, como o Secretário de Estado, Alípio Leal, assinaram o documento, se comprometendo em atender as demandas levantadas ainda em 2011.

O novo Corte do Orçamento em 2012 e as reivindicações dos Docentes e Técnicos travaram o andamento das Pautas levantadas pela Ocupação da Reitoria de 2011.

No dia 7 de março uma Comissão conversou com o Secretário Alípio Leal na SETI, em Curitiba. Uma das Pautas foi a retomada dessas discussões. O Secretário assegurou ao representante dos Estudantes, (na oportunidade ao nosso Presidente Rafael Crozatti) que passado o dia 20 de março (em caso de acordo com os Docentes - foi o que houve) o Governo do Estado retomaria esse compromisso assumido, uma vez que as Pautas são justas e possuem como objetivo melhorar a Educação no Paraná.

Passado o dia 20 de março, o Movimento Estudantil da UEM, de maneira legítima entregou ao Reitor uma Carta cobrando a retomada do cumprimento das Pautas de Ocupação "MANUEL GUTIÉRREZ.

O ATO para a entrega da Carta ao Reitor foi realizado no último dia 28 de março e teve a presença de mais de 100 acadêmicos da UEM.




A Carta foi construída no C.E.E.B do dia 24 de março. O Centro Acadêmico de Economia fez a proposição de inclusão dos seguintes itens:

Exigimos a disponibilização do orçamento gerencial da Universidade, tanto o proposto como o executado, bem detalhado, indicando a origem dos recursos (fonte) e o destino dado a eles, a partir do ano de 2009 ;

Revogação imediata do Meta 4! Posicionamento da Reitoria da UEM quanto o Decreto 3728/12.
Além de outros destaques durante o debate ocorrido no C.E.E.B.

No mesmo dia realizamos uma Assembleia de Curso com o intuito de Informar aos Acadêmicos de Economia o andamento das Pautas levantadas pelo Movimento Estudantil (Relembre no Blog: Edital de Convocação de Assembléia - CAJJS) e deliberar sobre o posicionamento do nosso Centro Acadêmico frente a essas Lutas.




Carta entregue ao Reitor - Pela retomada das Pautas da Ocupação

Ao Sr. Reitor Prof. Júlio Santiago Prates Filho
Ao Sr. Secretário da SETI Alípio Santos Leal Neto


Desde o começo de 2011 a Universidade vem passando por momentos extremamente críticos, resultante da falta de verba e do crescimento da demanda onde os recursos são escassos, e não há estrutura adequada para o bom funcionamento das atividades normais da Universidade.

A reação a esses ataques do governo e da administração da UEM, que sempre ameaçam as questões que dizem respeito aos estudantes, se deu no Movimento de Ocupação da Reitoria – Manuel Gutiérrez. Após oito dias de negociações, obtivemos o compromisso desta administração e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) em atender as contrapropostas apresentadas pelo Movimento.

Diferente do que tudo indicava, 2012 iniciou contraditório a todos os acontecimentos do ano anterior. A ofensiva do governo estadual em cortar bruscamente o orçamento da Universidade, o que esta administração utilizou como justificativa para atitudes como a suspensão das Bolsas Formação Acadêmica, anunciada somente nos mês de janeiro de 2012, demonstra claramente as más intenções do governo e a falta de comprometimento com a Educação Pública do Paraná.

No dia 07 de março, os estudantes desta Universidade se fizeram presentes na manifestação em Curitiba, tanto nas ruas quanto na reunião da “Comissão de Educação”, criada para a negociação dos docentes com os secretários do governo. Nesta reunião, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, afirmou que as Pautas Acordadas do Movimento de Ocupação da Reitoria seriam retomadas após a data de 20 de março.


Tendo em vista a sinalização do próprio reitor quanto aos assuntos de contratação de funcionários, equiparação salarial docente e a suplementação orçamentária já estarem todos encaminhados, viemos por meio desta exigir que a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com o Governo Estadual e a SETI:

Retome em caráter de urgência a pauta e os prazos tirados do Movimento de Ocupação – Manuel Gutiérrez

Dê um parecer em relação a todos os pontos da pauta, ressaltando em específico as questões na qual seu prazo já expirou;

Retomada da negociação com o Movimento de Ocupação Manuel Gutiérrez em relação aos prazos expirados, visando o atendimento imediato destas;

Exigimos a disponibilização do orçamento gerencial da Universidade, tanto o proposto como o executado, bem detalhado, indicando a origem dos recursos (fonte) e o destino dado a eles, a partir do ano de 2009 ;

Revogação imediata do Meta 4! Posicionamento da Reitoria da UEM quanto o Decreto 3728/12.


Exigimos que a reitoria e o governo do Estado sinalizem o atendimento das reivindicações no prazo de 15 dias. 

Desde já informamos que os estudantes possuem disposição para garantir o cumprimento da pauta a partir dos mecanismos históricos de mobilização e radicalização do Movimento Estudantil.

Em anexo segue a Pauta de Reivindicações e Decisões Acordadas, com as observações contundentes, principalmente ressaltando os prazos vencidos.

Maringá, 28 de março de 2012.


Assinam: Conselho de Entidades Estudantil de Base; DCE – Movimente-se UEM.


Nenhum comentário: