quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Raio X – Adaptação de Grades - Problemas nas Matrículas




Em 2010 o Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá iniciou sua nova grade. Novas disciplinas foram adicionadas, outras compactadas, outras desapareceram. Na nova grade não há matérias anuais, apenas semestrais. Uma mudança significativa em relação a grade antiga.

No primeiro ano da nova grade algumas dúvidas apareceram, em especial no fim do período letivo, e a Gestão do Centro Acadêmico de Economia (Gestão IntegrAção 2011) entrou em contato com os acadêmicos, esteve em sala de aula. O pedido naquele momento era a suspensão dos Laboratórios para os acadêmicos inseridos na grade antiga e que haviam reprovado em disciplinas (não ficado retidos) que ganharam tais disciplinas. O CAECO entrou em contato com a Coordenação do Curso e a solicitação foi atendida (Relembre no nosso Blog Nota Laboratórios ). Os Laboratórios foram suspensos, via diálogo e mobilização dos estudantes.

No fim de 2011 a Gestão do Centro Acadêmico de Economia (Gestão UNIÃO 2012) foi novamente procurada por vários acadêmicos. Novas dúvidas surgiram, o que é natural, a cada ano de adaptação novas situações aparecem. Estudamos os casos e criamos durante as férias alternativas. Antes do início do período letivo entramos novamente em contato com a Coordenação do Curso (como feito em 2011 – levamos os problemas e as alternativas). Ficamos otimistas com a conversa, uma vez que a nossa proposta foi acatada, (Relembre no nosso Blog Regime de Dependência / Atendimentos CAECO / Atendimentos Coordenação do Curso Regime de Dependência / Atendimentos CAECO / Atendimentos Coordenação do Curso  ). Infelizmente, baseado unicamente na Resolução Nº 011/2010 – CEP, o Coordenador do Curso vetou os encaminhamentos levados pelos alunos, em alguns casos construídos junto com o Centro Acadêmico. Tal postura, embora dentro da Legalidade, criou vários problemas aos acadêmicos do Curso. Fomos procurados pelos alunos e entramos em contato imediatamente com o Chefe do Departamento de Economia e com o Coordenador Adjunto do Curso. Levamos novamente os problemas e as alternativas. O Coordenador Adjunto do Curso Professor Antonio Zotarelli ficou encarregado d entrar em contato com o Coordenador do Curso Professor Natalino Henrique Medeiros. Dias passaram e nada foi feito ou proposto.

O Centro Acadêmico de Economia entrou em contato com o Diretório de Assuntos Acadêmicos, levando os problemas surgidos. Infelizmente, neste ano o DAA não está (por enquanto) realizando atendimentos individuais, o que dificultou a nossa ação. De qualquer forma, a informação passada é que o mesmo executaria as mudanças feitas pela Coordenação do Curso. Entramos mais uma vez em contato com o Coordenador do Curso e asseguramos (conforme visto no documento abaixo) o atendimento aos alunos depois do carnaval (os casos em que for comprovado erro em suas matrículas e que os mesmos estiveram na Assembleia convocada pelo CAECO).



Seguindo a política de convocação de Assembleias iniciada no ano passado, a Gestão UNIÃO realizou a primeira no dia 16 de fevereiro deste ano, tendo como Pauta a situação dos acadêmicos que estavam com algum problema em função da grade. A Assembleia contou com a presença de vários acadêmicos que apresentaram novamente todos os problemas enfrentados e os encaminhamentos que já haviam tomado. Em alguns casos o DAA, inclusive, até já havia resolvido, o que comprova o que o CAECO aponta: Existe solução! Uma nova reunião foi marcada para a manhã do dia seguinte, onde foi elaborada uma Carta encaminhada ao Diretor do DAA (abaixo trechos da Carta):

“…. Em 2012 os problemas aumentaram, dado que o número de alunos retidos subiu consideravelmente e o enquadramento fica mais complexo, uma vez que o número de disciplinas a serem enquadradas aumentam. Na grande maioria dos casos os acadêmicos que estavam no terceiro ano da grade antiga voltaram para o segundo ano, ou possuem um número de disciplinas a serem cursadas que os impedirá de concluir no prazo normal. Esses problemas tendem aumentar nos próximos anos, dado que a partir da terceira série que se encontra o maior número de acadêmicos propensos a readequação de grade, tornando essa situação insustentável.
O fator tempo é o que mais preocupa e prejudica, uma vez que esses acadêmicos estão perdendo aulas, o que será irrecuperável.
…. Diante de tal situação que atinge muitos acadêmicos do nosso curso solicitamos com máxima urgência uma reunião com o Senhor, tendo por objetivo esclarecer todas as dúvidas e evitar transtornos futuros”


Ainda pela manhã da sexta-feira, o Centro Acadêmico esteve no Departamento de Ensino e Graduação (DEG), onde levamos a situação vivida. Voltaremos depois do recesso de Carnaval para falar com o Diretor da DEG Prof. Dr. Eduardo Radovanovic e ter acesso a todo o Processo que culminou na nova grade. Na tarde do mesmo dia entramos em contato por telefone com o Diretor do DAA e passamos para ele em linhas gerais todo o processo. A conversa foi boa e sentimos mais uma vez uma disposição do DAA em encontrar alternativas para o caso. O Diretor do DAA irá ter acesso ao nosso Protocolo e entrará em contato com a Coordenação do Curso, a ideia é marcar uma reunião conjunta e encontrar soluções para os casos.

Lamentavelmente, não existe uma Política de readequação de grade para os acadêmicos que ao ficarem retidos na velha tem que se adequar na nova. No ano passado estudamos bastante esse processo, que já estava posto a Gestão de 2011. Sempre criamos alternativas, que até no ano passado foram integralmente atendidas. Em 2012 os problemas aumentaram e o CAECO continua com a postura de procurar soluções e não apenas levar problemas. Estamos atuando diariamente nesta Pauta, e entrando em contato com todas as instâncias da Universidade (como descrito acima). Estamos também lendo e estudando as Normas da Universidade com o intuito de criar sempre alternativas Legais.

Na quinta-feira dia 23 de fevereiro de 2012, voltaremos a atuar. Entraremos em contato com a Coordenação para verificar se o DAA já se posicionou diante do nosso Protocolo, e depois entraremos em contato direto com o DAA. Assim que tivermos as informações de amanhã repassaremos aos acadêmicos e decidiremos em Assembleia os próximos passos.


É válido ressaltar que o Centro Acadêmico solicitou junto a Chefia do Curso a abertura de turma nas Disciplinas: Economia Internacional e Teoria Macroeconômica para 2012 no Regime Anual, com o objetivo de minimizar os impactos da readequação de grade em 2012. Tal solicitação também foi atendida. 

Convocamos todos os acadêmicos a estarem sempre cientes dos acontecimentos do Curso. A nossa mobilização é fundamental e continuará garantindo as nossas conquistas.


Iremos até o fim!!!


NENHUM DIREITO A MENOS!!!

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