Na noite da última terça-feira, dia 13, se realizou a segunda e última noite de Recepção aos Calouros do ano de 2012. Em clima de expectativa, de novas descobertas este evento foi muito marcante para os Acadêmicos, que puderam conhecer o universo de possibilidades existente na universidade que ingressaram, aos Docentes, por compartilhar um pouco das tantas experiências que carregam consigo. Ao nosso Homenageado, Professor José James da Silveira, por nos mostrar 50 anos de dedicação e luta em defesa do Curso e da UEM, aos integrantes e apoiadores da Gestão União do Caeco, pela satisfação em promover um evento tão valoroso. Esses dois dias significaram muito para todos nós.
Após a abertura, as 19:30h, com a palavra do Presidente Rafael Crozatti, foi destacado o cenário atual que vive a Universidade Estadual de Maringá, na iminência de uma greve de docentes e técnicos administrativos, foi oportuno demonstrar de forma prática o papel e o significado do Centro Acadêmico e do Movimento Estudantil como um todo. Foi apresentado o blog do CAECO e um vídeo mostrando o significado, a origem e as razões da ocupação da reitoria da UEM, no ano passado. Foi, portanto, a maneira mais apropriada, para os Calouros compreenderem e contarem com o Centro Acadêmico de Economia, que se mantem atuante, e como raros, de forma apartidária, discute, reflete o ambiente imposto, buscando soluções e sempre atento aos seus representados.
Sucedeu-se, após a fala sobre o CAECO, uma homenagem ao Professor José James da Silveira, que recebeu um pequeno símbolo de bem querer da comunidade acadêmica, à quem brindou com uma palestra, e num clima de informalidade, de intimidade com o ambiente, que é tão seu, destacou as principais conquistas que participou, na luta pela qualidade do Curso, não poupando esforços nem recursos para trazer professores qualificados para a afastada e pequena Maringá de outrora.
Foi importante ouvir de quem propriamente viveu aqueles anos, o quanto o curso é pioneiro e, como o Professor mesmo destacou: "Tivemos mais sorte e loucura do que coragem". E tendo o pioneirismo como legado, é nossa missão inovar, antecipar e conquistar objetivos que a outros olhos podem parecer tão distantes. Essa com certeza foi a mensagem do Professor James, que calorosamente parabenizou todo o Departamento, o CAECO e desejou muito sucesso aos Calouros em suas carreiras.
É emocionante constatar que após tantos anos, com a possibilidade de se recolher ao conforto, o ideal permanece vivo. O Professor Homenageado foi enfático ao defender o ensino público gratuito e de qualidade, bem como criticar os ataques que o atual governo vem promovendo à UEM, uma instituição em plena expansão, com imenso potencial. Manifestou-se, no sentido de que, se mantiver a verba nas mesmas proporções já é um erro, quem dirá um corte das proporções que sido colocadas.
Aos olhos de quem viveu aqueles dias de governo Richa, o "filho deveria ter aprendido muito mais com o pai".
Destacando a importância das demais entidades e programas existentes na UEM para uma formação ampla, foi passada a palavra aos representantes da AIESEC e Adecon. Instituições sérias, atuantes e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, às quais temos acesso. Foi importante destacar durante a apresentação dessas entidades que, por estarmos tão próximos a tantas oportunidades, as vezes não atribuímos a elas o valor adequado. Fato é que, de 26 estados, existem no Brasil somente 14 escritórios da AIESEC, e um deles está na UEM. Dentre tantas Empresas de Consultoria Junior, a Adecon foi a eleita Melhor Empresa Junior do Brasil. Tais oportunidades, não podem e não devem ser subestimadas.
Em fala sobre a "Conjuntura Econômica", uma publicação realizada pelo Departamento de Economia, Rafael Durlo destacou os benefícios que os Acadêmicos encontram ao redigir os boletins, experiências que não são possíveis de ser atingidas em sala de aula. É uma aplicação de tudo aquilo que se está estudando, que torna essa fase muito mais estimulante.
Finalizando a Semana de Recepção dos Calouros, coube à Silvia Verônica Vilarinho, apresentar o PET (Programa de Ensino Tutorial) de Economia, que é um excelente caminho para o Acadêmico participar simultaneamente de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, num só ambiente, que além de agregar intelectualmente, forma amizades e companheirismo, como pôde ser visto nas fotos apresentadas do grupo.
Afinal...quantas Universidades gostariam de ter 50 anos de história para contar em dois dias...quantas gostariam de poder oferecer todas as possibilidades que o Curso de Economia oferece...! São poucas, tenham certeza! Foi um prazer ter organizado esse evento, um prazer ficarmos cansados de um mundo de possibilidades apresentadas, mas que, ao longo dos anos se desdobrarão em sucesso profissional e muita satisfação pessoal!
Contem conosco!
Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira
GESTÃO UNIÃO 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário