terça-feira, 13 de março de 2012

RECEPÇÃO AOS CALOUROS – Semana José James da Silveira


Na manhã do dia 12 de março ocorreu o primeiro dia da Semana de Recepção dos Calouros, organizada pelo Centro Acadêmico de Economia, com o apoio do Departamento de Ciências Econômicas da UEM.

Durante a abertura, o Presidente Rafael Crozatti, destacou a importância do homenageado deste ano, o Professor José James da Silveira, ilustre personalidade e fundamental para o surgimento e muito responsável pela excelência do curso de economia da UEM.

Professor Homenageado - José James da Silveira

Após a abertura, a palavra foi passada ao Chefe do Departamento, Professor Nilmen Salles, e à Chefe Adjunta, Professora Rosalina Lima Izepão. Ambos destacaram o diferencial oferecido pelo Curso na UEM, as possibilidades que o acadêmico poderá encontrar, bem como as principais características administrativas dos cargos que possuem.

Continuando as apresentações, a palavra foi passada ao Coordenador do Curso, Professor Natalino Henrique Medeiros, que de forma detalhada explanou sobre todas as alterações e equivalências das matérias nesta fase de transição de grade. Apresentou, de forma prática, todo o funcionamento do Departamento, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Pós Graduação, do Departamento de Assuntos Acadêmicos, e as possibilidades de Projetos de Pesquisa e Extensão. Ao exibir online todas essas possibilidades existentes no universo acadêmico, permitiu aos Calouros uma visualização didática e que os identificou com a entidade.

Após um breve intervalo, seguiu com a apresentação o Chefe da Pós Graduação do Curso de Economia, Professor Alexandre Florindo Alves, que destacou nos cursos de pós-graduação a distinção entre Latu Sensu e Strictu Sensu. De forma a integrar os Calouros a um ambiente que ainda parece distante de sua realidade, destacou a importância da pós-graduação em distintas áreas de atuação, não somente na carreira acadêmica. Enfatizou também a importância dos Programas de Mestrado e Doutorado em Economia da UEM, com destaque nacional pela elevada qualificação, e da atratividade internacional que começa a se impor e atrair candidatos.

Ao encerrar as atividades da manhã, destaca-se a retrospectiva feita pelo Professor Natalino Henrique Medeiros acerca das festividades do “Jubileu de Ouro” do Curso, completado no ano de 2011. Por meio de fotografias foram apresentados alguns dos Professores que contribuíram, e que contribuem para que o Curso tenha chegado aos 50 anos de existência de forma tão bem conceituada. Os acadêmicos, além de visualizar todo o processo de formação e das festividades ocorridas, tiveram contato com os prêmios recebidos em diversas ocasiões, que foram passados de mão em mão. A este ato, destaca-se a iniciativa da coordenadoria do Curso, de aproximar o Calouro do ambiente que ele participará nos próximos anos. 


Ao retornar as atividades, após o horário do almoço, a palavra passada à Assistente Social Catarina Teruco Makiyama, que coordena o Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), com o objetivo de integrar e fomentar as ações sociais voltadas à Promoção de Intervenção em Saúde, Cultura, Clima Organizacional, Ações Educativas e Apoio Psicossocial para o desenvolvimento da comunidade universitária. Foi destacado aos Acadêmicos o funcionamento da Universidade, e principalmente a importância dos Movimentos Sociais, com destaque para o Movimento Estudantil, travando uma luta pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

À noite, a programação matutina foi reapresentada, com o objetivo de apresentar e integrar de mesma forma os acadêmicos do período noturno.

Acreditamos que a maior importância desse primeiro contato, além da compreensão da estrutura da Universidade, da identificação dos seus representantes, está na capacidade de tornar o Calouro parte dessa estrutura, pois, sem o ingresso de novas visões, novas formas de pensamento e tanta determinação, não haveria sentido uma Universidade.


Sejam bem vindos todos os Calouros! Vocês estão recebendo um legado extremamente valoroso e terão a missão de continuar a escrever a história de um excelente Curso de Ciências Econômicas.




Agradecemos todos os Acadêmicos presentes, e aguardamos vocês amanhã!


Centro Acadêmico de Economia - CAECO



Nenhum comentário: