sábado, 24 de março de 2012

C.E.E.B (Conselho Estudantil de Entidades de Base) neste Sábado (24/03) às 14h00


Hoje às 14h00 no R.U (Restaurante Universitário) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) acontecerá mais um C.E.E.B (Conselho Estudantil de Entidades de Base).

O C.E.E.B é caracterizado pelo encontro entre o D.C.E (Diretório Central dos Estudantes) e todos os Centros Acadêmicos da Instituição, onde as Pautas da Agenda do Movimento Estuduantil são levantadas e deliberadas. 

Preocupados com os rumos da UEM, os Acadêmicos em Assembléia Geral de Estudantes, realizada no últmo dia 20 de março deliberou pela realização do C.E.E.B de hoje.

Embora os Professores da Universidade tenham aceitado a proposta de equiparação salarial encaminhada pelo Governo do estado, outras questões permanecem, como o Corte de Verbas, Infraestrutura insuficiente, falta de Professores e Técnicos, dentre outras questões que derivam justamente das destacadas anteriormente. Responsáveis pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, o Movimento Estudantil irá se reorganizar diante dos acontecimentos da última semana, e irá para a Luta.

O Centro Acadêmico de Economia - José James da Silveira 2012, realizou Assembléia de Estudantes no último dia 5 de março (Os Estudantes de Economia vão parar amanhã contra o Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado) e junto com os Acadêmicos do Curso levantou as nossas Bandeiras, sendo elas:

1) Revogação imediata do Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado (Orçamento Gerencial - Verba de Custeio);

2) Cumprimento das Pautas do Movimento de Ocupação da Reitoria Manuel Gutierrez, assinada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná Alípio Leal;

3) Revogação imediata do Decreto Nº 3728 - 23/01/2012 (que insere a UEM no META 4 - perca de autonomia na contratação de professores e funcionários);

4) Cumprimento do acordo firmado com com os professores em 2011: Em novembro de 2011 os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o de Administração e Previdência prometeram encaminhar ainda em 2011 à Assembleia Legislativa o projeto para conceder um reajuste de 31,73%, dividido em três parcelas de 9,62% ao ano. Mas, no inicio de fevereiro de 2012, o Secretário Alípio Leal anunciou que o processo de reposição proposto pelo governo estava encerrado, pois não haveria como arcar com os custos do aumento. Os professores também exigem equiparação salarial com os técnicos administrativos do Estado, que têm a mesma formação. Segundo os professores, um técnico em início de carreira ganha R$ 2.382,77, e um professor auxiliar, R$ 1.808,82.

Iremos como sempre até o fim! por entender que as reinvindicações dos nossos Acadêmicos e do Movimento Estudantil são legítimas e essênciais para o bom funcionamento da UEM. Iremos nos Pautar pelo diálogo, pela proposição de alternativas e pela Democracia. Contudo, cientes dos instrumentos legítimos que o Movimento dispõe para Lutar pelas suas Bandeiras.

Na próxima semana teremos mais uma Assembléia, para definir com os Acadêmicos de Economia os rumos do nosso Centro Acadêmico e como nos iremos nos posicionar diante de tudo o que vem acontecendo.



Nota do DCE sobre o C.E.E.B disponibilizada em seu Blog:


C.E.E.B Hoje, 14h no R.U 
Galera, lembrando a tod@s que hoje (sáb, 24/03) tem C.E.E.B, que foi tirado na Assembleia dos Estudantes da terça-feira, dia 20/03.

O principal intuito deste CEEB é fomentar a nossa organização e mobilização para tal dia. Precisamos "dar um gás" no nosso movimento, retomando nossas pautas e fazendo com que nossas reivindicações saiam do papel! De olho nos Prazos!!!

O DCE discutiu em reunião a seguinte proposta de pauta para o CEEB:

- Informes;
- Discussão acerca das assembleias e decisões docentes da UEM;
- Apresentação da proposta de Carta ao reitor;
- Recomposição das Pautas de Acompanhamento.

A participação neste CEEB é importantíssima, não só os C.As, mas todos que quiserem acompanhar as discussões de perto.

Pense, participe e movimente-se!


Um comentário:

Anônimo disse...

Faço Engenharia em Umuarama, meu curso é período integral e não temos R.U. ,o xérox é pior que escola pública, ficando muitas vezes pronto o pedido só no dia seguinte e ano que vem não tem sala para as novas turmas ..... O Campus é extremamente pequeno, não suportará mais 100 pessoas estudando nele ano que vem, não terá espaço na biblioteca, e será impossível utilizar a mini lanchonete(cara e pequena) que já possui um fila enorme só com os atuais alunos