segunda-feira, 26 de março de 2012

Edital de Convocação de Assembléia - CAJJS


O Centro Acadêmico de Economia "José James da Silveira" - CAJJS vem por meio deste convocar os acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da UEM para a ASSEMBLEIA a se realizar no dia 28 (vinte e oito) de março de 2012, quarta-feira, às 18:15 horas, no anfiteatro (sala 013) do Bloco C 34 (Bloco de Economia), com a seguinte ordem do dia: 




1) Conjuntura da UEM (paralisações e greve);
2) Próximas ações do Movimento Estudantil;
3) Assuntos Gerais.


Destaca-se a importância da presença dos acadêmicos para um maior esclarecimento sobre assuntos de interesse comum.




Conselho dos Representantes de Turma (CRT)



O Conselho de Representantes de turma (CRT) foi criado em 2011 com o objetivo de consolidar ainda mais a democracia dentro do curso e ajudar na identificação dos problemas particulares de cada uma, desta forma também aproximando os Acadêmicos do Centro Acadêmico, entidade que oficialmente os representa.

Para maiores informações está disposto neste blog uma aba exclusiva, que contém a parte do estatuto do Centro Acadêmico onde constam as normas que estabelecem o CRT e as delegações que cabem aos Representantes. Segue o link:  C.R.T (Conselho dos Representantes de Turma)

Nesta semana se iniciará o processo de formação do CRT para o ano de 2012, composta pelo informativo e pela eleição de Representantes de cada classe.

Na segunda e terça feira, dias 26 e 27, passaremos em sala de aula explicando brevemente o funcionamento do CRT e sanando possíveis dúvidas que possam surgir.

De quarta à sexta feira, dias 28 a 30, deverão ocorrer as eleições dos representantes de cada classe.

Destacamos a importância deste Conselho para um diálogo mais eficiente entre as turmas, o Centro Acadêmico e o Departamento de Economia, bem como para a identificação de problemas e solucionamento mais breves.

sábado, 24 de março de 2012

NOTA: Missa de sétimo dia do falecimento do Professor Virgílio de Almeida

O Centro Acadêmico de Economia vem por meio desta informar:

A Missa de sétimo dia em memória do Professor Virgílio de Almeida do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá será realizada hoje (sábado - dia 24 de março) na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá, às 19h00.

Professor Virgílio de Almeida

O Professor Virgílio faleceu início na tarde de sexta-feira (16) após passar mal quando trabalhava em sua sala no Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele havia trabalhado normalmente no período da manhã, inclusive lecionando em sala de aula.

Professor Virgílio - PRESENTE
Professor Virgílio - PRESENTE
Professor Virgílio - PRESENTE

C.E.E.B (Conselho Estudantil de Entidades de Base) neste Sábado (24/03) às 14h00


Hoje às 14h00 no R.U (Restaurante Universitário) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) acontecerá mais um C.E.E.B (Conselho Estudantil de Entidades de Base).

O C.E.E.B é caracterizado pelo encontro entre o D.C.E (Diretório Central dos Estudantes) e todos os Centros Acadêmicos da Instituição, onde as Pautas da Agenda do Movimento Estuduantil são levantadas e deliberadas. 

Preocupados com os rumos da UEM, os Acadêmicos em Assembléia Geral de Estudantes, realizada no últmo dia 20 de março deliberou pela realização do C.E.E.B de hoje.

Embora os Professores da Universidade tenham aceitado a proposta de equiparação salarial encaminhada pelo Governo do estado, outras questões permanecem, como o Corte de Verbas, Infraestrutura insuficiente, falta de Professores e Técnicos, dentre outras questões que derivam justamente das destacadas anteriormente. Responsáveis pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, o Movimento Estudantil irá se reorganizar diante dos acontecimentos da última semana, e irá para a Luta.

O Centro Acadêmico de Economia - José James da Silveira 2012, realizou Assembléia de Estudantes no último dia 5 de março (Os Estudantes de Economia vão parar amanhã contra o Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado) e junto com os Acadêmicos do Curso levantou as nossas Bandeiras, sendo elas:

1) Revogação imediata do Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado (Orçamento Gerencial - Verba de Custeio);

2) Cumprimento das Pautas do Movimento de Ocupação da Reitoria Manuel Gutierrez, assinada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná Alípio Leal;

3) Revogação imediata do Decreto Nº 3728 - 23/01/2012 (que insere a UEM no META 4 - perca de autonomia na contratação de professores e funcionários);

4) Cumprimento do acordo firmado com com os professores em 2011: Em novembro de 2011 os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o de Administração e Previdência prometeram encaminhar ainda em 2011 à Assembleia Legislativa o projeto para conceder um reajuste de 31,73%, dividido em três parcelas de 9,62% ao ano. Mas, no inicio de fevereiro de 2012, o Secretário Alípio Leal anunciou que o processo de reposição proposto pelo governo estava encerrado, pois não haveria como arcar com os custos do aumento. Os professores também exigem equiparação salarial com os técnicos administrativos do Estado, que têm a mesma formação. Segundo os professores, um técnico em início de carreira ganha R$ 2.382,77, e um professor auxiliar, R$ 1.808,82.

Iremos como sempre até o fim! por entender que as reinvindicações dos nossos Acadêmicos e do Movimento Estudantil são legítimas e essênciais para o bom funcionamento da UEM. Iremos nos Pautar pelo diálogo, pela proposição de alternativas e pela Democracia. Contudo, cientes dos instrumentos legítimos que o Movimento dispõe para Lutar pelas suas Bandeiras.

Na próxima semana teremos mais uma Assembléia, para definir com os Acadêmicos de Economia os rumos do nosso Centro Acadêmico e como nos iremos nos posicionar diante de tudo o que vem acontecendo.



Nota do DCE sobre o C.E.E.B disponibilizada em seu Blog:


C.E.E.B Hoje, 14h no R.U 
Galera, lembrando a tod@s que hoje (sáb, 24/03) tem C.E.E.B, que foi tirado na Assembleia dos Estudantes da terça-feira, dia 20/03.

O principal intuito deste CEEB é fomentar a nossa organização e mobilização para tal dia. Precisamos "dar um gás" no nosso movimento, retomando nossas pautas e fazendo com que nossas reivindicações saiam do papel! De olho nos Prazos!!!

O DCE discutiu em reunião a seguinte proposta de pauta para o CEEB:

- Informes;
- Discussão acerca das assembleias e decisões docentes da UEM;
- Apresentação da proposta de Carta ao reitor;
- Recomposição das Pautas de Acompanhamento.

A participação neste CEEB é importantíssima, não só os C.As, mas todos que quiserem acompanhar as discussões de perto.

Pense, participe e movimente-se!


sexta-feira, 16 de março de 2012

NOTA DE FALECIMENTO - Horário e Local

O Centro Acadêmico de Economia - CAECO com imenso pesar informa o falecimento do Professor do Departamento de Economia Virgílio de Almeida, ocorrido na tarde dessa sexta-feira, dia 16 de março de 2012. 

As atividades acadêmicas (aulas) foram suspensas para a data de hoje (dia 16), conforme informado pela Coordenação do curso.

HORÁRIO E LOCAL

O Velório do Professor Virgílio de Almeida, tem horário previsto para as 22:00h, de hoje (dia 16) na Capela Prever de Maringá - SALA 3.

Não foi informado o horário do sepultamento.

Endereço:

Avenida Vereador Primo Monsteschio, nº 250
Zona 2
Maringá - PR

NOTA DE FALECIMENTO

O Centro Acadêmico de Economia - CAECO com imenso pesar informa o falecimento do Professor do Departamento de Economia Virgílio de Almeida, ocorrido na tarde dessa sexta-feira, dia 16 de março de 2012. 

As atividades acadêmicas (aulas) foram suspensas para a data de hoje (dia 16), conforme informado pela Coordenação do curso.

As demais informações sobre local/horário do velório e do sepultamento serão divulgadas assim que forem disponibilizadas.

Centro Acadêmico de Economia - CAECO
 

quinta-feira, 15 de março de 2012

RECEPÇÃO AOS CALOUROS – Semana José James da Silveira (Segundo Dia)


Na noite da última terça-feira, dia 13, se realizou a segunda e última noite de Recepção aos Calouros do ano de 2012. Em clima de expectativa, de novas descobertas este evento foi muito marcante para os Acadêmicos, que puderam conhecer o universo de possibilidades existente na universidade que ingressaram, aos Docentes, por compartilhar um pouco das tantas experiências que carregam consigo. Ao nosso Homenageado, Professor José James da Silveira, por nos mostrar 50 anos de dedicação e luta em defesa do Curso e da UEM, aos integrantes e apoiadores da Gestão União do Caeco, pela satisfação em promover um evento tão valoroso. Esses dois dias significaram muito para todos nós.

Após a abertura, as 19:30h, com a palavra do Presidente Rafael Crozatti, foi destacado o cenário atual que vive a Universidade Estadual de Maringá, na iminência de uma greve de docentes e técnicos administrativos, foi oportuno demonstrar de forma prática o papel e o significado do Centro Acadêmico e do Movimento Estudantil como um todo. Foi apresentado o blog do CAECO e um vídeo mostrando o significado, a origem e as razões da ocupação da reitoria da UEM, no ano passado. Foi, portanto, a maneira mais apropriada, para os Calouros compreenderem e contarem com o Centro Acadêmico de Economia, que se mantem atuante, e como raros, de forma apartidária, discute, reflete o ambiente imposto, buscando soluções e sempre atento aos seus representados.




Sucedeu-se, após a fala sobre o CAECO, uma homenagem ao Professor José James da Silveira, que recebeu um pequeno símbolo de bem querer da comunidade acadêmica, à quem brindou com uma palestra, e num clima de informalidade, de intimidade com o ambiente, que é tão seu, destacou as principais conquistas que participou, na luta pela qualidade do Curso, não poupando esforços nem recursos para trazer professores qualificados para a afastada e pequena Maringá de outrora.

Foi importante ouvir de quem propriamente viveu aqueles anos, o quanto o curso é pioneiro e, como o Professor mesmo destacou: "Tivemos mais sorte e loucura do que coragem". E tendo o pioneirismo como legado, é nossa missão inovar, antecipar e conquistar objetivos que a outros olhos podem parecer tão distantes.  Essa com certeza foi a mensagem do Professor James, que calorosamente parabenizou todo o Departamento, o CAECO e desejou muito sucesso aos Calouros em suas carreiras.

É emocionante constatar que após tantos anos, com a possibilidade de se recolher ao conforto, o ideal permanece vivo. O Professor Homenageado foi enfático ao defender o ensino público gratuito e de qualidade, bem como criticar os ataques que o atual governo vem promovendo à UEM, uma instituição em plena expansão, com imenso potencial. Manifestou-se, no sentido de que, se mantiver a verba nas mesmas proporções já é um erro, quem dirá um corte das proporções que sido colocadas.

Aos olhos de quem viveu aqueles dias de governo Richa, o "filho deveria ter aprendido muito mais com o pai".

Destacando a importância das demais entidades e programas existentes na UEM para uma formação ampla, foi passada a palavra aos representantes da AIESEC e Adecon. Instituições sérias, atuantes e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, às quais temos acesso. Foi importante destacar durante a apresentação dessas entidades que, por estarmos tão próximos a tantas oportunidades, as vezes não atribuímos a elas o valor adequado. Fato é que, de 26 estados, existem no Brasil somente 14 escritórios da AIESEC, e um deles está na UEM. Dentre tantas Empresas de Consultoria Junior, a Adecon foi a eleita Melhor Empresa Junior do Brasil. Tais oportunidades, não podem e não devem ser subestimadas.

Em fala sobre a "Conjuntura Econômica", uma publicação realizada pelo Departamento de Economia, Rafael Durlo destacou os benefícios que os Acadêmicos encontram ao redigir os boletins, experiências que não são possíveis de ser atingidas em sala de aula. É uma aplicação de tudo aquilo que se está estudando, que torna essa fase muito mais estimulante.

Finalizando a Semana de Recepção dos Calouros, coube à Silvia Verônica Vilarinho, apresentar o PET (Programa de Ensino Tutorial) de Economia, que é um excelente caminho para o Acadêmico participar simultaneamente de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, num só ambiente, que além de agregar intelectualmente, forma amizades e companheirismo, como pôde ser visto nas fotos apresentadas do grupo.

Às 23 horas foram encerradas as atividades propostas, com muito êxito e cansaço. Claro, cansaço, vontade de voltar para casa e descansar. Porém, ainda assim, vemos nesse cansaço um valor muito grande.

Afinal...quantas Universidades gostariam de ter 50 anos de história para contar em dois dias...quantas gostariam de poder oferecer todas as possibilidades que o Curso de Economia oferece...! São poucas, tenham certeza! Foi um prazer ter organizado esse evento, um prazer ficarmos cansados de um mundo de possibilidades apresentadas, mas que, ao longo dos anos se desdobrarão em sucesso profissional e muita satisfação pessoal!

Um ótimo ano acadêmico a todos!
Contem conosco!








Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira
GESTÃO UNIÃO 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

RECEPÇÃO AOS CALOUROS – Semana José James da Silveira


Na manhã do dia 12 de março ocorreu o primeiro dia da Semana de Recepção dos Calouros, organizada pelo Centro Acadêmico de Economia, com o apoio do Departamento de Ciências Econômicas da UEM.

Durante a abertura, o Presidente Rafael Crozatti, destacou a importância do homenageado deste ano, o Professor José James da Silveira, ilustre personalidade e fundamental para o surgimento e muito responsável pela excelência do curso de economia da UEM.

Professor Homenageado - José James da Silveira

Após a abertura, a palavra foi passada ao Chefe do Departamento, Professor Nilmen Salles, e à Chefe Adjunta, Professora Rosalina Lima Izepão. Ambos destacaram o diferencial oferecido pelo Curso na UEM, as possibilidades que o acadêmico poderá encontrar, bem como as principais características administrativas dos cargos que possuem.

Continuando as apresentações, a palavra foi passada ao Coordenador do Curso, Professor Natalino Henrique Medeiros, que de forma detalhada explanou sobre todas as alterações e equivalências das matérias nesta fase de transição de grade. Apresentou, de forma prática, todo o funcionamento do Departamento, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Pós Graduação, do Departamento de Assuntos Acadêmicos, e as possibilidades de Projetos de Pesquisa e Extensão. Ao exibir online todas essas possibilidades existentes no universo acadêmico, permitiu aos Calouros uma visualização didática e que os identificou com a entidade.

Após um breve intervalo, seguiu com a apresentação o Chefe da Pós Graduação do Curso de Economia, Professor Alexandre Florindo Alves, que destacou nos cursos de pós-graduação a distinção entre Latu Sensu e Strictu Sensu. De forma a integrar os Calouros a um ambiente que ainda parece distante de sua realidade, destacou a importância da pós-graduação em distintas áreas de atuação, não somente na carreira acadêmica. Enfatizou também a importância dos Programas de Mestrado e Doutorado em Economia da UEM, com destaque nacional pela elevada qualificação, e da atratividade internacional que começa a se impor e atrair candidatos.

Ao encerrar as atividades da manhã, destaca-se a retrospectiva feita pelo Professor Natalino Henrique Medeiros acerca das festividades do “Jubileu de Ouro” do Curso, completado no ano de 2011. Por meio de fotografias foram apresentados alguns dos Professores que contribuíram, e que contribuem para que o Curso tenha chegado aos 50 anos de existência de forma tão bem conceituada. Os acadêmicos, além de visualizar todo o processo de formação e das festividades ocorridas, tiveram contato com os prêmios recebidos em diversas ocasiões, que foram passados de mão em mão. A este ato, destaca-se a iniciativa da coordenadoria do Curso, de aproximar o Calouro do ambiente que ele participará nos próximos anos. 


Ao retornar as atividades, após o horário do almoço, a palavra passada à Assistente Social Catarina Teruco Makiyama, que coordena o Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), com o objetivo de integrar e fomentar as ações sociais voltadas à Promoção de Intervenção em Saúde, Cultura, Clima Organizacional, Ações Educativas e Apoio Psicossocial para o desenvolvimento da comunidade universitária. Foi destacado aos Acadêmicos o funcionamento da Universidade, e principalmente a importância dos Movimentos Sociais, com destaque para o Movimento Estudantil, travando uma luta pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

À noite, a programação matutina foi reapresentada, com o objetivo de apresentar e integrar de mesma forma os acadêmicos do período noturno.

Acreditamos que a maior importância desse primeiro contato, além da compreensão da estrutura da Universidade, da identificação dos seus representantes, está na capacidade de tornar o Calouro parte dessa estrutura, pois, sem o ingresso de novas visões, novas formas de pensamento e tanta determinação, não haveria sentido uma Universidade.


Sejam bem vindos todos os Calouros! Vocês estão recebendo um legado extremamente valoroso e terão a missão de continuar a escrever a história de um excelente Curso de Ciências Econômicas.




Agradecemos todos os Acadêmicos presentes, e aguardamos vocês amanhã!


Centro Acadêmico de Economia - CAECO



domingo, 11 de março de 2012

Portaria 001/2012-CSA - Presidente do CAECO toma Posse como Conselheiro suplente do Conselho Interdepartamental do CSA



O Presidente do Centro Acadêmico de Economia tomou Posse junto ao Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CI/CSA) na última sexta-feira (09 de março) como Conselheiro suplente. A Cerimônia de Posse foi seguida pela Reunião do CI/CSA. 

Durante a Reunião Rafael Crozatti foi indicado para ser o representante discente na Câmara de Assuntos Administrativos do Conselho Interdepartamental.




Estatuto da UEM:


Art. 47. Cada centro terá um Conselho Interdepartamental, integrado por:
I. diretor, como seu presidente;
II. diretor adjunto;
III. os chefes de departamento;
IV. os coordenadores dos cursos de graduação;
V. os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu;
VI. um docente representante das atividades de extensão desenvolvidas no centro;
VII. representantes discentes em número igual ao menor inteiro mais próximo de 1/6 do total
de membros dos Incisos I a VI; (REDAÇÃO DADA PELA RES. Nº 013/2008-COU)
VIII. representantes técnico-universitários em número igual ao menor inteiro mais próximo de
1/12 do total de membros dos Incisos I a VII; (REDAÇÃO DADA PELA RES. Nº 013/2008-COU)
IX. um representante dos dirigentes dos órgãos vinculados ao centro;
X. um docente representante dos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu;
§ 1º. Os Conselhos Interdepartamentais podem constituir câmaras de caráter consultivo.
§ 2º. Na ausência do diretor, o Conselho Interdepartamental é presidido pelo diretor adjunto.
§ 3º. Os suplentes dos representantes relacionados nos Incisos III, IV e V são,
respectivamente, o chefe adjunto, o coordenador adjunto do curso de graduação e o
coordenador adjunto do programa de pós-graduação stricto sensu.
§ 4º. O docente a que se refere o Inciso X e seu suplente são eleitos por seus pares, em
chapa, para mandato de dois anos sendo permitida a recondução por um mandato
consecutivo. (REDAÇÃO DADA PELA RES. Nº 012/2008-COU)
§ 5º. Os representantes técnico-universitários e discentes e seus suplentes são eleitos por
seus pares.
§ 6º. O mandato do representante técnico-universitário é de dois anos, sendo permitida a
recondução por um mandato consecutivo. (REDAÇÃO DADA PELA RES. Nº 012/2008-COU)
§ 7º. REVOGADO PELA RESOLUÇÃO Nº 012/2008-COU.

Art. 48. Compete ao Conselho Interdepartamental:
I. elaborar e alterar o seu regulamento;
II. aprovar o regulamento de suas câmaras e dos departamentos e órgãos suplementares vinculados ao centro;
III. aprovar a regulamentação de todos os processos eleitorais no âmbito do centro.
IV. indicar os membros das suas câmaras;
V. deliberar sobre a modificação dos currículos dos cursos de graduação no âmbito do centro, nos casos em que não haja impacto financeiro;
VI. atuar como instância recursal máxima no âmbito do centro, bem como avocar o examee a deliberação sobre qualquer matéria de interesse do centro;
VII. propor ou se manifestar sobre a criação, o desmembramento, a fusão, a extinção e a alteração de departamentos e de órgãos vinculados ao respectivo centro;
VIII. instituir comissões de sindicância em matérias afetas aos seus departamentos e a órgãos vinculados ao centro;
IX. julgar os recursos de decisões no âmbito dos departamentos e de órgãos vinculados ao centro;
X. acompanhar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de seus
departamentos e órgãos;
XI. formular, aprovar e encaminhar aos órgãos competentes a proposta geral de orçamento do centro com base nos orçamentos dos departamentos e órgãos a ele vinculados;
XII. gerenciar a dotação orçamentária do centro para as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão;
XIII. propor e aprovar convênios do âmbito do centro;
XIV. avocar, por proposta de três quintos dos seus membros, a decisão de assunto de interesse relevante da competência de suas instâncias inferiores;
XV. elaborar e avaliar o Plano de Desenvolvimento do Centro que serve de base para o Plano de Desenvolvimento Institucional;
XVI. opinar sobre a criação, a expansão, a organização, a regulamentação, a modificação e a extinção, no âmbito do centro, de cursos e programas de educação superior, respeitando as normas institucionais;
XVII. aprovar os regulamentos dos seus programas de pós-graduação stricto sensu;
XVIII. deliberar sobre os cursos, programas e atividades de extensão no âmbito do centro ouvidos os respectivos departamentos;
XIX. deliberar sobre os recursos interpostos por alunos no âmbito do centro;
XX. deliberar sobre o quadro de servidores no âmbito do centro;
XXI. regulamentar o funcionamento dos cursos de pós-graduação a ele afetos, observada a legislação vigente;
XXII. promover a integração das atividades departamentais;
XXIII. deliberar sobre a criação e modificação do projeto pedagógico dos cursos de graduação, no âmbito do centro;
XXIV. emitir parecer sobre a admissão de docentes, técnicos e cientistas estrangeiros na forma da lei;
XXV. convocar sessão e pautar assunto de sua competência mediante requerimento assinado por um terço de seus membros.

Art. 49. Das decisões do Conselho Interdepartamental só cabe recurso à instância superior por motivo de ilegalidade, infringência de disposição estatutária ou regimental.

Parágrafo único. Em caso de matéria administrativa, o recurso deve ser encaminhado ao
Conselho de Administração. Em caso de matéria acadêmica, ao
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Carteira do Estudante - Horários de Atendimento


Repasse do Informe DAA aos Acadêmicos:
Em atendimento à solicitação de vários alunos da UEM que não poderiam comparecer nos horários especificados no email anterior, informamos que alteramos o atendimento para a confecção da Carteira de Estudante, conforme segue:

05/03/2012 - das 15h00 às 21h30;
06/03/2012 - das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 21h30;
07/03/2012 - das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 21h30;
08/03/2012 - das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 21h30;
09/03/2012 - das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 21h30;
10/03/2012 - das 08h00 às 12h00.

O local de atendimento permanece o mesmo (DACESE).
Atenciosamente,
Elisiário Ribeiro Junior,
DIRETOR DE ASSUNTOS ACADÊMICOS - UEM


Nota do Centro Acadêmico: 


Destacamos a importância da Carteira do Estudante como meio de identificação do Acadêmico, dentro, bem como nos demais ambientes frequentados. No entanto, somos contra à atual tendência das Universidades públicas de elaborar as Carteiras do Estudante em parceria à instituições privadas, principalmente os bancos.
A Carteira do Estudante é um direito do aluno, deve ser gratuito e em hipótese alguma associado a alguma propaganda ou benefício de crédito. 

Ao providenciar a Carteira do Estudante, nenhum acadêmico é obrigado a adquirir nenhum produto, ou aderir algum contrato que envolva alguma parte, senão a instituição de ensino que ele está matriculado.

EDITAL Nº 006/12 DCO - Inscrições para Candidatos à Monitoria


EDITAL Nº 006/12 DCO - Inscrições para candidatos à Monitoria



O Prof. Nilmen Salles, Chefe do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições,



COMUNICA que:



1.    Encontram-se abertas, no Departamento de Economia, as inscrições para candidatos à monitoria, a saber:
a)    Monitoria com bolsa:
1 (uma) vaga, em regime de 12 (doze) horas semanais, nas disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Financeira para o 1º semestre/2012 e Economia Internacional para o 2º semestre/2012.

b)    Monitoria voluntária (sem bolsa):
Nas disciplinas Macroeconomia , Microeconomia, Economia Financeira, Economia Internacional, Economia I e II, Econometria, História do Pensamento Econômico, Economia Monetária Organização Industrial e Contabilidade Social.

2.    A inscrição deverá ser formalizada até 09/03/12, na Secretaria do DCO (sala 11, bloco C-34), sendo indispensável anexar à ficha de inscrição o horário das aulas e controle de integralização curricular.

3.    A inscrição só poderá ser efetuada na disciplina que o aluno já tenha cursado.

4.    A seleção constará do exame das notas dos candidatos feita por comissão nomeada para este fim.



Maringá, 02 de março de 2012.



                 Prof. Nilmen Salles
        Chefe do Depto de Economia

terça-feira, 6 de março de 2012

Os Estudantes de Economia vão parar amanhã contra o Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado

Em Assembléia Geral dos Estudantes de Economia da Universidade Estadual de Maringá realizada no fim da tarde de ontem no Auditório 13 do Bloco C-34 (de Economia) foi deliberada a paralisação dos Estudantes de Economia na próxima quarta-feira (06/03/2012).

Após ser levantado todo o histórico sobre o Corte de Verbas sofrido pela UEM, os Acadêmicos de Economia levantaram as suas Bandeiras para a Paralisação:

1) Revogação imediata do Corte de Verbas feito pelo Governo do Estado (Orçamento Gerencial - Verba de Custeio);

2) Cumprimento das Pautas do Movimento de Ocupação da Reitoria Manuel Gutierrez, assinada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná Alípio Leal;

3) Revogação imediata do Decreto Nº 3728 - 23/01/2012 (que insere a UEM no META 4 - perca de autonomia na contratação de professores e funcionários);

4) Cumprimento do acordo firmado com com os professores em 2011: Em novembro de 2011 os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o de Administração e Previdência prometeram encaminhar ainda em 2011 à Assembleia Legislativa o projeto para conceder um reajuste de 31,73%, dividido em três parcelas de 9,62% ao ano. Mas, no inicio de fevereiro de 2012, o Secretário Alípio Leal anunciou que o processo de reposição proposto pelo governo estava encerrado, pois não haveria como arcar com os custos do aumento. Os professores também exigem equiparação salarial com os técnicos administrativos do Estado, que têm a mesma formação. Segundo os professores, um técnico em início de carreira ganha R$ 2.382,77, e um professor auxiliar, R$ 1.808,82.

A Assembléia destacou a importância da unificação das Pautas dos Estudantes com a dos Professores e Técnicos, uma vez que a Luta é uma só: Por uma Educação Gratuita, Pública e de Qualidade

R E S O L U Ç Ã O Nº 036/2010-ECO - Estabelece equivalência entre os currículos do Curso de Ciências Econômicas




UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas


R E S O L U Ç Ã O   Nº 036/2010-ECO
Estabelece equivalência entre os currículos do Curso de Ciências Econômicas.


O COORDENADOR DO CONSELHO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e
considerando a Resolução nº 146/1991-CEP, de 16/10/1991, que aprova o projeto pedagógico do curso de Ciências Econômicas no regime seriado anual;
considerando a Resolução nº 016/2008-CI/CSA, de 05/12/2008, que aprova o novo projeto pedagógico do Curso de Ciências Econômicas;
“ad referendum”,


R E S O L V E:


Art. 1ºEstabelecer a equivalência de disciplinas entre os currículos em vigência do Curso de Ciências Econômicas, conforme segue:
Disciplinas Cursadas
Disciplinas Dispensadas
- Economia I (4829)
- Economia II (4834)
- Introdução à Economia (001)
- História do Pensamento Econômico I (4830)
- História do Pensamento Econômico II (4836)
- História do Pensamento Econômico (002)
- Matemática Básica para CSA (4833)
- Matemática para CSA I (4837)
- Matemática (005)
- Economia Financeira (4831)
- Economia Financeira (032)
- Econ. Mundial Contemporânea (4886 ou 4850)
- História Econômica Geral (1169)
- Introdução às Ciências Sociais (4832)
- Introdução às Ciências Sociais (2445 ou 004)
- Contabilidade e Análise de Balanços (4851)
- Contab. e Análises de Balanços (2446 ou 011)
- Economia Política (4842)
- Teoria Econômica Marxista (012)
- Microeconomia I (4840)
- Microeconomia II (4846)
- Teoria Microeconômica (013)
- Matemática para CSA II (4844)
- Métodos Quantit. em Economia (1170 ou 009)
- Estatística Econômica (4858)
- Introd. à Estatística Econômica (2448 ou 010)
- Contabilidade Social (4883 ou 4843)
- Contabilidade Social (2449 ou 014)
- Instituições de Direito (4898 ou 4871)
- Instituições de Direito (007)
- Formação Econôm. do Brasil (4889 ou 4857)
- Formação Econômica do Brasil (017)
- Organização Industrial (4854)
- Estrutura e Organização de Mercados (018)
- Macroeconomia I (4884 ou 4848)
- Macroeconomia II (4887 ou 4852)
- Teoria Macroeconômica (019)
- Economia Internacional I (4855)
- Economia Internacional II (4895 ou 4865)
- Economia Internacional (1171)
- Desenvolvimento Econômico (4861)
- Desenvolvim. Sócio-Econômico (2450 ou 020)
- Econometria I (4866)
- Estatística Econ. e Introd. à Econometria (2451 ou 021)
- Elabor. e Análise de Projetos (5054 ou 4867)
- Elaboração e Análise de Projetos (022)
- Econ. Brasil. Contemporânea (4863 ou 4893)
- Economia Brasileira (4892 ou 4862)
- Economia Brasileira Contemporânea (023)
- Economia do Setor Público (5056 ou 4859)
- Economia do Setor Público (024 ou 2452)
- Economia Monetária (4891 ou 4860)
- Economia Monetária (026)
- Econometria II (4869)
- Econometria (027 ou 2454)
- Técnicas de Pesquisa em Economia (4873)
- Técnicas de Pesquisa em Economia (028)
- Teorias de Cresc. e Ciclos Econômicos (4875)
- Teoria dos Ciclos Econômicos (2453 ou 025)
- Optativa I (4899 ou 4874)
- Análise Econ. de Investimentos (Opt. I) (2455 ou 031)
- Optativa I (4899 ou 4874)
- Agricultura e Desenv. Econômico (Opt. I) (2456 ou 033)
- Optativa I (4899 ou 4874)
- Economia Paranaense (Opt. I) (2457 ou 037)
- Monografia I (4878)
- Monografia II (4881)
- Monografia (041)
- Política e Planejamento Econômico (optativa)
- Política e Planej. Econômico (1791 ou 042)
- Optativa II (4876)
- Análise Econ.-Financ. de Empresas (Opt. II)
- Optativa II (4876)
- Política e Planejamento Agrícola (Opt. II)
- Optativa II (4876)
- Economia Regional e Urbana (Opt. II)
- Optativa III (4900 ou 4877)
- Economia de Empresas (Opt. III) (1785 ou 029)
- Optativa III (4900 ou 4877)
- Comercializ. Agrícola (Opt. III) (1788 ou 035)
- Optativa III (4900 ou 4877)
- Econ. da Integração (Opt. III) (1790 ou 039)


Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.


DÊ-SE CIÊNCIA.

CUMPRA-SE.

Maringá, 21 de dezembro de 2010.



Prof. Dr. Natalino Henrique Medeiros,
COORDENADOR.