A Universidade Estadual de Maringá é a melhor instituição de ensino superior do Paraná, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. No País, a instituição leva a 21º posição, atrás de 16 universidades federais, duas estaduais e duas particulares. A UEM mantém a primeira colocação no Estado desde o início da avaliação, em 2007.
O cálculo para a definição das melhores instituições de ensino superior leva em consideração o desempenho dos estudantes, as instalações e infraestrutura, além do porcentual de doutores e de professores com dedicação integral.
Os dados do IGC são referentes a 2009 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC e responsável pelo levantamento. Atrás da UEM aparecem, no Estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A classificação se dá por meio de pontos à instituição, de 0 a 500, que definem um nível que varia de 1 a 5. No caso das 12 universidades paranaenses, as seis melhores têm nível 4. Para chegar a esse nível é necessário obter entre 295 e 394 pontos. A UEM teve 356 pontos. A UFPR, 350.
"É o reconhecimento do trabalho que a instituição vem desenvolvendo nos últimos 40 anos. Hoje você não pode pensar no desenvolvimento do País sem voltar os olhos para a UEM", diz o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário