segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ATO Político na Reitoria

Na última quinta-feira (11/08) estudantes de diversos cursos da UEM, protestaram em frente a reitoria da Universidade. Na Pauta de reinvidicação estava: o restaurante universitário e o financiamento do movimento estudantil.

Na carta entregue ao reitor os estudantes pedem a implantação de uma política de isenção da taxa do RU para estudantes carentes, que também teriam um auxílio para fotocópias e impressões; inclusão no cardápio do RU de pratos vegetarianos e a construção de uma nova unidade do RU no câmpus sede e outras nos campi regionais. Já em relação ao repasse feito aos centros acadêmicos, os estudantes pedem a paralisação do processo que tramita no CADE, onde as cantinas e fotocopiadoras passariam por um processo licitatório e os aluguéis hoje repassados ao movimento estudantil poderiam ficar comprometidos.

O vice-presidente Rafael Crozatti esteve presente representando o Centro Acadêmico de Economia e destacou a importância do ato: "É uma manifestção legítima, ativa e justa. O RU melhorou desde o começo do ano, contudo, algumas questões ainda faltam a ser acertadas. Acredito, que dentro do prazo de 15 dias, quando voltaremos aqui, o nosso reitor terá todas as respostas. Lutas como estas fortalecem o movimento estudantil, uma vez que trata do bem comum. O professor Júlio reconheceu isso, falou com todos e se colocou disposto a atender as demandas trazidas. A UEM investiu nesse ano, e temos que distinguir o que está ao alcance da universidade e o que compete ao Governo do Estado" .

Em relação ao processo licitatório que tramita no CADE, Crozatti acredita que a construção de uma alternativa vinda dos estudantes deve ser construída o mais rápido possível: " O processo está tramitando, temos que construir uma alternativa que contemple a licitação. Vejo uma oportunidade de baixar o preço do "xerox", via imposição de contrato, além de tornar mais transparente as movimentações financeiras dos centros acadêmicos e do DCE. Cabe a todos nós contribuir. O CAECO está nessa luta"

Em 15 dias os estudantes voltam à reitoria para receber a resposta do reitor. "Estaremos aqui novamente. Nesses 15 dias temos que avançar na matéria e aumentar a mobilização. Todos os centros acadêmicos possuem o dever de comparecer. Movimento Estudantil de verdade passa por essas lutas", finalizou o nosso Vice-presidente.

COMUNICAÇÃO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA
DIRETORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: