terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Discurso de Posse

Boa noite a todos e a todas.

Antes, quero dizer que muito me orgulha ser acadêmico desta Universidade, a melhor do nosso Estado e ser acadêmico do curso de Ciências Econômicas um dos melhores do país. Condição essa de acadêmico que me garantiu o direito assim como para os meus colegas de concorrer as eleições de nosso Centro Acadêmico.
Muitos questionam quando e de onde surgiu a Chapa IntegrAção. A resposta não é óbvia a primeira vista, todavia, de fácil entendimento posterior. Surgiu desde o dia que cada um de nós, acadêmicos de economia ingressamos nesta Instituição. Surge neste momento porque é nele que depositamos nossos sonhos e esperanças, pessoais de sucesso profissional e como cidadãos e futuros economistas de contribuir com a melhoria de nossa sociedade, visando garantir um país mais justo, reduzindo todos os tipos de desigualdades, livre e democrático. A questão se torna respondida na medida que durante todo o processo de formação da equipe foram essas diretrizes que nortearam a construção de nossas propostas e comportamento durante as adversidades que surgiram durante o processo eleitoral.
Foram três dias de campanha, com idas as salas, um debate, conversas constantes com todos da comunidade acadêmica e até discussões mais acaloradas nos corredores. Tudo contribuiu para o fortalecimento dessa equipe, que de equipe tornou-se família, Família IntegrAção. Todos nos sentimos estimulados ainda mais para continuar nossa caminhada, em um combate entre a “Esperança e o Medo”, e quando olhávamos para trás víamos aumentar o número de colegas que acreditavam nesse modelo de movimento estudantil: livre, sério e democrático. O que foi aquela quarta-feira véspera da eleição a noite? O que foi a quinta-feira dia da eleição? A família IntegrAção reunida com dezenas de pessoas em todos os períodos, todos juntos de Braços dados e cabeça erguida em todos os momentos do processo eleitoral. Em alguns momentos formando um grande círculo, com um sorriso no rosto, reflexo não de uma confiança na vitória pela vitória, mas sim pela certeza da contribuição dada ao processo democrático e pelas amizades construídas e fortificadas.
“A Esperança Venceu o medo”. A Chapa IntegrAção, Chapa dos 600 alunos de Economia, da graduação ao doutorado, vence as eleições com 127 votos, 56% dos votos válidos. Uma vitória dos alunos de economia, da democracia. Que elege uma Chapa Livre, sem vínculos e dependências que possam comprometer nossos sonhos e esperanças. Uma Chapa que irá unir forças com todos da comunidade acadêmica e externa que queiram construir uma UEM cada vez mais forte, livre e democrática.
Não estamos mais na ditadura, vivemos um momento em que o diálogo é por todos já consumado como o melhor caminho para a realização. E nesse caminho entendemos que as conversas e parcerias serão sempre as melhores alternativas, e com isso nos comprometemos. Assumimos compromisso em reconhecer todas as representações estudantis, todavia, se comportando de forma livre, visando atender as demandas daqueles que representamos.
Destacamos nossa vontade e comprometimento em trabalhar junto com nosso Departamento, que é conduzido atualmente pelo Professor Nilmen e pela Professora Rosalina; Com o nosso Centro de Ciências Sociais Aplicadas que é dirigido hoje pelo Professor Clóvis e pelo Professor Antonio Carlos. Com o nosso Grupo PET de Economia que é conduzido pela Professora Maria de Fátima Garcia, com a Atlética XI de Setembro. Com o DCE, onde parabenizamos a Chapa Movimente-se pela vitória de ontem; enfim; com todos . Porque viemos para Somar nesse grande corpo que é a comunidade acadêmica.
Em 2011 o nosso Curso Vive o seu Jubileu de Ouro, 50 anos de história, que começou lá trás, destaco, com nosso Arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho, a quem admiramos e nos orgulhamos. E teremos um ano com comemorações, que tiveram início com a aula inaugural de nosso Doutorado e com a 25º Semana do Economista. Iremos juntos fazer parte desse momento marcante, todos nós.
As questões simples e pontuais, aqui do nosso curso serão nossas prioridades. A busca com nossos docentes pela melhoria constante do ensino. A fomentação para as pesquisas científicas, aos projetos em geral. A melhoria e a harmonia dentro e fora da sala de aula. Continuar os avanços de infra-estrutura, garantir a presença nos eventos de economia. O simples é o que faz a diferença no dia-dia e o que no fim realmente importa.
Encerro citando Rui Barbosa: “Só o bem neste mundo é durável, e o bem, politicamente, é todo justiça e liberdade, formas soberanas da autoridade e do direito, da inteligência e do progresso” .

O nosso Muito Obrigado.

RAFAEL CROZATTI
VICE-PRESIDENTE DO CAECO

Postado por Rafael Crozatti

Nenhum comentário: